Primeiros números e próximos passos

Com o encerramento da Avaliação Interna PUC-Rio, será possível construir um retrato da Universidade por meio da participação de alunos, professores e funcionários de todas as unidades da Universidade. Ao divulgar as estatísticas de participação da comunidade universitária, o professor Marco Antonio Casanova, da Coordenação Central de Planejamento e Avaliação Acadêmica (CCPA), e a integrante da equipe da CCPA Carla Leitão avaliam essa participação da comunidade PUC-Rio, bem como a estreia do novo sistema, o Avalie, e informam os próximos passos do processo.

Como foi o primeiro uso do sistema Avalie e qual foi a receptividade aos novos questionários?

Marco Antonio Casanova:
 Do ponto de vista dos usuários, o Avalie é muito mais simples de usar. Do nosso lado, temos novidades sobre a forma de capturar os dados, cuja análise está mais ágil, precisa e simples, e desce até o nível de departamento. Ou seja, se olharmos para um departamento, em particular, é possível fornecer a ele a mesma análise que entregaremos à PUC como um todo. Essa medida é algo que o novo sistema permitiu fazer e traduz um grande benefício. Além disso, é a primeira vez que efetuamos a avaliação em conjunto com os alunos dos cursos de especialização.

Carla Leitão: Além do novo sistema, desenvolvemos novos questionários. A Avaliação Interna, bianual, é realizada desde 2006 e, até 2014, eram apresentados os mesmos tópicos para os participantes. Este ano, criamos questionários sintonizados com a atualidade. Também acompanhamos as percentagens de respondentes, diariamente, e oferecemos suporte por e-mail e telefone. Tivemos um retorno positivo, com várias pessoas nos escrevendo para falar que, apesar de longo e detalhista, o questionário de avalição era rápido de responder, e o Avalie auxiliou os usuários no processo de respostas. Vale ressaltar que a avaliação é voluntária; a ideia é que as pessoas se conscientizem sobre a importância do método para identificar os pontos positivos e aqueles que precisam de mudança. É voluntária para despertar o envolvimento e, portanto, queremos agradecer aos que nos forneceram um importante material para conhecer melhor a Universidade.

Quais foram os percentuais de participação dos vários públicos da Universidade?

Casanova:
 Tivemos uma participação de 72% dos professores do Quadro Complementar de Tempo Parcial e Integral, 61% dos professores do Quadro Principal, 42% do Quadro Complementar – Horista, 41% dos Professores Eméritos e 28% do Quadro Suplementar da Universidade. Entre os alunos, 45% ligados à pós-graduação stricto sensu e 29% à pós-graduação lato sensu responderam. Estudantes de graduação matriculados configuram 18% dos participantes e de intercâmbio 11%. Trinta e nove por cento dos funcionários responderam aos questionários, um recorde de participação.

Quais foram os destaques da Avaliação?

Carla: Os estudantes de especialização, que pela primeira vez participaram e responderam ativamente, e os funcionários, que cresceram mais de 5% em relação à avaliação anterior. A cultura da avaliação é um canal de mudança importante.

Quais serão os próximos passos no processo da Avaliação Interna?

Casanova: Em primeiro lugar, nós apresentaremos os resultados para a administração central da Universidade e dos diferentes departamentos – aqueles que têm poder de tomada de decisão – para, em seguida, aproximadamente no fim de março, divulgarmos a toda comunidade. Nós costumamos realizar uma comparação com as avalições anteriores para todas as perguntas, o que gera um retorno muito mais informativo para os responsáveis. A parte mais interessante das avaliações é observar e refletir sobre o que mudou.

Como foi a primeira participação dos cursos de extensão e especialização do CCE?Casanova: Os cursos do CCE, de extensão, são de curta duração, não servem, portanto, para uma avaliação mais criteriosa, inerente aos questionários. Já os de pós- -graduação latu sensu são mais longos. Nós, ao lado do coordenador da CEE, professor Alfredo Jefferson, desenvolvemos um conjunto de perguntas que contemplassem esta população como um todo.