Primeiros passos para o Enade

A partir da quarta-feira, 21, os alunos inscritos pela Universidade para fazer o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) deverão responder ao Questionário do Estudante, no site do ENADE. O Exame, feito pelo Ministério da Educação (MEC), avalia a qualidade dos cursos de graduação de todo o Brasil, com base no desempenho de alunos que estão concluindo o seu curso. A prova será no dia 22 de novembro em todo o país. A Coordenadora Central de Graduação, professora Daniela Vargas, explica mais sobre o Exame.

Quais cursos serão avaliados neste ano? Segundo quais critérios os concluintes são selecionados?
Daniela Vargas: Este ano, serão avaliados os cursos de Administração, Ciências Econômicas Comunicação Social – Jornalismo, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais e Teologia. Todos os alunos concluintes são inscritos pela Universidade. Concluintes são aqueles alunos que já cursaram pelo menos 80% da carga horária do curso e que têm previsão de formatura para dezembro de 2015 e julho de 2016.

O que ocorre com quem for inscrito e não participar do exame?
Daniela: O ENADE é componente curricular obrigatório, o aluno convocado não pode colar grau sem tê-lo feito. Ele fica no que o INEP chama de “aluno em situação irregular”. Em alguns casos, o aluno pode ser dispensado. Se estiver internado no dia da prova, por exemplo, será dispensado, já que foi uma situação grave que o impediu de comparecer, mas vai precisar comprovar a doença ou a internação, por meio de um laudo médico. Se ele estiver participando de um programa de intercâmbio, se estiver no exterior representando a Universidade em uma competição oficial, também pode ter a ausência justificada e ser dispensado. Por outro lado, quem perdeu a hora, por exemplo, vai ficar em situação irregular e terá que esperar ser inscrito no ano seguinte para poder colar grau. Então, é importante frisar que o aluno que resolver viajar no fim de semana e não fizer a prova do ENADE vai atrasar sua formatura.

A nota que o aluno tirar altera alguma coisa em seu histórico escolar?
Daniela: Não altera. Entretanto, a média que aquele grupo de formandos tirar no ENADE vai ser divulgada pelo MEC e pela imprensa, e se for baixa vai dar uma impressão de que aquele curso que o aluno fez não forma bons profissionais. Por isso, mesmo não aparecendo no histórico escolar ou no diploma, é importante que os alunos estejam conscientes da importância de mostrar para a sociedade a qualidade e o valor do diploma que vão receber. Inclusive, sempre realizamos campanhas com o objetivo de conscientizar os alunos para que tenham responsabilidade tanto no preenchimento do Questionário do Estudante quanto na realização da prova do ENADE.

Por que esse exame é importante para a Universidade?
Daniela:
 Por várias razões. Como recebemos os relatórios de rendimento do grupo de alunos, com as médias nacionais e estaduais, o ENADE serve para sabermos como está a formação desses alunos em relação a egressos de outros cursos. E é muito importante porque a nota do ENADE integra o Conceito Preliminar do Curso, o CPC, que o MEC usa para determinar a qualidade do curso. Um curso com CPC baixo não pode ter acesso a programas importantes de bolsas como o PROUNI e o FIES. Apesar de o Conceito Preliminar considerar o corpo docente e a nota dos cursos de pós-graduação, o foco maior é no aluno. O Conceito Preliminar de Curso leva em conta, então, o rendimento dos alunos na prova do ENADE e as respostas ao Questionário do Estudante, que precisa ser preenchido, cuidadosamente, por eles antes de fazerem a prova do ENADE. As respostas dadas no Questionário do Estudante são usadas para avaliar os componentes pedagógicos do curso e a estrutura física da universidade. As perguntas variam ano a ano, mas representam 15% da nota final do curso. Acreditamos na qualidade dos nossos cursos, mas queremos que essa qualidade apareça, cada vez mais, nas notas dos alunos no ENADE e no CPC.