PUC Hack: desafio pela inovação multidisciplinar

Paula Araujo, Lara Frigotto e Priscilla Ricci.(fotos: acervo pessoal)

Começam nesta segunda-feira, 31, as inscrições para o PUC Hack, um espaço de construção multidisciplinar para que alunos proponham soluções inovadoras em diversas áreas para problemas que surgiram durante a pandemia. A maratona desafiadora ocorrerá no fim de semana dos dias 26 e 27 de setembro. Para inspirar os participantes, no dia 10 de setembro, serão realizadas várias mesas-redondas paralelamente com os líderes temáticos levantando os grandes problemas nas seguintes áreas de interesse: Meio Ambiente, Comunidade, Educação, Arte, Cultura e Entretenimento e Campus da PUC. Paula Araujo, coordenadora de Projetos e Processos do Instituto Gênesis da PUC-Rio, Lara Frigotto, coordenadora de Projetos de Cultura Empreendedora do Instituto Gênesis da PUC-Rio, e Priscilla Ricci, responsável pelo setor Jurídico do Instituto Gênesis da PUC-Rio, integrantes da equipe organizadora do PUC Hack, respondem em conjunto a esta entrevista sobre os detalhes e a importância da atividade, cujo objetivo é capacitar e promover o desenvolvimento dos alunos da Universidade. Elas contam que há um estímulo à criação de soluções originais e criativas frente aos desafios da pandemia e que, nesse processo, foi fundamental movimentar a comunidade PUC-Rio em prol deste objetivo comum envolvendo professores, departamentos, coordenadores e alunos da PUC-Rio. O primeiro colocado receberá R$ 5.000 e participará do programa de pré-incubação do Gênesis.

O quanto foi desafiador organizar um evento em modo totalmente on-line, tanto a produção quanto a execução dele?
Desde o início, nosso grande desafio era conseguir engajar os mais diversos departamentos da PUC, realizar um evento integrado, de fato, com todo o conhecimento da Universidade e ter um caráter multidisciplinar. E está sendo muito gratificante percebermos o entusiasmo de todos os envolvidos na organização e produção do PUC HACK. Estamos realizando um trabalho de total integração entre as diversas expertises do Instituto Gênesis, do Tecgraf e de diversos departamentos da PUC-Rio, nos reunindo com muitos professores, para, no fim das contas, conseguir colocar um grande universo de alunos trabalhando juntos por um propósito.
Quais os principais diferenciais deste evento?
Equipe Organizadora do PUC HACK: Além de ser totalmente on-line, o PUC HACK está inserido no contexto de superação da pandemia da covid-19. Estamos diante de um contexto totalmente atípico, que exige a conscientização coletiva para a gravidade da situação e a busca por soluções efetivas, rápidas e pragmáticas, de forma colaborativa, ou seja, soluções desenvolvidas pela sociedade para a sociedade.

Quais os pontos que você destaca na programação? Quais as expectativas com a 1ª edição do PUC HACK?
Estamos muito focados na criação de soluções originais e criativas frente aos desafios da pandemia. Para atingirmos isso, só movimentando a comunidade PUC-Rio em prol de um objetivo comum. Professores, departamentos, coordenadores e alunos da PUC-Rio, todos juntos, num movimento colaborativo inédito dentro da universidade, para pensar e criar soluções frente aos novos desafios da sociedade na pandemia. Sendo assim, dentro de nossa programação teremos, no dia 10 de setembro, às 17h, mesas-redondas acontecendo paralelamente, com os líderes temáticos levantando os grandes problemas nas áreas de interesse Meio Ambiente, Comunidade, Educação, Arte, Cultura e Entretenimento e Campus da PUC, para inspirar os alunos na criação das soluções. A expectativa é a mais alta possível, exatamente pelo tamanho do evento, por envolver a comunidade PUC-Rio como um todo, e por se tratar de um assunto da mais extrema importância no momento.

Quais são os benefícios para os alunos que participam do PUC HACK?
Muitos benefícios, afinal, um dos objetivos do PUC HACK é o de capacitar e desenvolver os alunos da universidade. Com a presença de diversos professores e corpo técnico altamente qualificado, vamos dar mentorias e suporte ao longo de toda a maratona. O Instituto Gênesis é o centro de empreendedorismo da universidade, portanto, um dos pilares desse hackaton será a educação empreendedora, a formatação de projetos, entendimento de modelo de negócios, enfim, a equipe do Gênesis estará presente para compartilhar este know-how. Já o Tecgraf é referência nacional em se tratando de pesquisa e desenvolvimento, ciência, programação e tecnologia, portanto, contaremos com a presença de alguns de seus membros em mentorias e suportes técnicos, disponibilizando toda sua expertise para os participantes do evento. Além disto, a premiação destacará ao primeiro colocado uma Germinação gratuita, durante 6 meses, no Instituto Gênesis da PUC-Rio, além de R$ 5.000. A Germinação é o programa de pré-incubação do Gênesis, cujo objetivo é tirar uma ideia do papel. Na germinação, os vencedores do PUC HACK receberão diversas consultorias e assessorias em pontos chaves para o desenvolvimento da solução, com o foco em criar uma startup e lançá-la no mercado. O segundo lugar receberá R$ 3.000 e o terceiro lugar ganhará R$ 2.000. Os participantes também receberão certificados e poderão converter suas atividades no evento em horas complementares.