PUC-Rio terá graduação em Nutrição

Por: Victória Reis

PUC-Rio terá graduação em Nutrição

O Concurso Vestibular PUC-Rio 2023 terá uma novidade: o curso de graduação em Nutrição. O propósito é promover uma ampla e sólida formação técnica, social e cidadã de profissionais nutricionistas com competências interdisciplinares, criativas, científicas, tecnológicas, humanas, críticas, reflexivas, gestoras e éticas. A graduação terá nove períodos com estrutura curricular que envolverá parcerias com os cursos do Centro de Teologia e Ciências Humanas, Centro de Ciências Sociais, Centro Técnico Científico e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Entre os docentes haverá biólogos, psicólogos, químicos, sociólogos, teólogos e administradores. O curso vai combinar aulas teóricas e aulas práticas e os alunos terão acesso a uma ação de mentoria a fim de estimular a criatividade, a reflexão, o empreendedorismo e a vontade de contextualizar o conhecimento na prática profissional e na contribuição científica. O Diretor do Departamento de Medicina, Jorge Biolchini, e a Coordenadora da Graduação em Nutrição, Agnes Bueno, falam da importância dessa proposta para a Universidade, para a sociedade e para o aluno. As inscrições para o Concurso Vestibular serão iniciadas em agosto, e as provas serão realizadas nos dias 13 e 14 de outubro. As aulas começarão em 2023.

Porque o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) optou por criar o curso de nutrição?
Jorge Biolchini – A alimentação de qualidade é um dos pilares fundamentais da promoção de saúde e bem-estar do ser humano e de toda a sociedade, em todas as faixas etárias. Oferecer educação de qualidade em prol da vida é um eixo central da missão da PUC-Rio, por meio do trinômio pesquisa, ensino e extensão, com suas ações voltadas para produzir e propagar o saber que contribua para o crescimento e o enriquecimento da sociedade. Os processos relativos à alimentação têm inúmeros e crescentes impactos ambientais e sociais, da esfera local à planetária. O campo profissional da Nutrição vem se expandindo em diversas áreas de atuação e setores produtivos, e vem crescendo continuamente em demanda de profissionais altamente qualificados para suprir essa ampliação das necessidades socioambientais. As ciências da nutrição estão relacionadas a nove dos 17 Objetivos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nessa perspectiva, o perfil do egresso da graduação em Nutrição está embasado na interdisciplinaridade da formação de uma multi competência técnica, ética e socioemocional.

Por que a profissão nutricionista é uma das mais promissoras do século?
Agnes Bueno – Nutricionista é uma profissão recente que sempre foi tida como profissão do futuro. Mas, o futuro chegou e o nutricionista está envolvido em todas as áreas que se referem à alimentos. O alimento é nosso combustível vital. As pessoas não vão deixar de se alimentar jamais, quer dizer, o profissional nutricionista terá sempre campo de trabalho seja na área clínica, na área industrial, na área de saúde pública e até mesmo em setores do governo. Ultimamente, com a pandemia, a noção de prevenção de doenças e promoção de saúde através dos alimentos vem crescendo e a nutrição ganhou destaque no aumento da imunidade e no cuidado com a obesidade, considerada fator de risco para COVID-19 e também para todas as doenças crônicas. As indústrias alimentícias e empresas que produzem alimentos buscam a expertise do nutricionista para criar produtos e alimentos mais saudáveis. Também vemos os setores de nutrição esportiva, nutrição em marketing e nutrição em estética crescendo cada vez mais.

Quais requisitos são esperados dos alunos de nutrição. Quais as afinidades podem levar o estudante a escolher o curso?
Agnes Bueno – Espera-se que o aluno se identifique com a área da saúde porque o reflexo do trabalho do nutricionista é promover a alimentação saudável. Além disso, ele também terá acesso às áreas diferenciadas como a administração, educação, empreendedorismo, sustentabilidade, e também a comunicação, pois o nutricionista pode ser um formador de opinião em relação à alimentação.

Em que áreas o profissional pode atuar?
Agnes Bueno – Área clínica, esportiva, saúde coletiva, alimentação coletiva, indústrias, marketing, buffet e eventos, restaurantes, hotéis, comissárias (alimentação oferecida em aviões, navios)

Como será o curso, quais as disciplinas e quais equipamentos o aluno terá à disposição para cursar nutrição na PUC-Rio?
Agnes Bueno – Será um curso com integração com outras áreas do conhecimento como os cursos de Química, Biologia, Psicologia, Administração, Informática e Marketing com disciplinas teóricas com mentoria e práticas. O aluno terá na sua formação, acesso a laboratórios de bromatologia e tecnologia de alimentos, laboratório de avaliação de composição corporal, laboratório de processamento de alimentos com práticas em gastronomia contemporânea. A Puc- Rio tem a possibilidade de oferecer ao aluno também a participação em outros cursos internacionais através dos inúmeros convênios que já possui.