Reitor da PUC-Rio, Padre Josafá, lança livro sobre a relação entre meio ambiente e espiritualidade

Por: João Jorge

Padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J.

O Reitor da PUC-Rio, padre Josafá Carlos de Siqueira, S.J., lança um novo livro, ‘Biomas e Espiritualidade’. A obra foi apresentada no último domingo, dia 31, data do aniversário do autor, durante a missa que celebra habitualmente na Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Ao completar 70 anos, o Reitor da PUC-Rio conta detalhes sobre o novo livro, reforça a importância do olhar espiritual sobre os biomas e compartilha as suas expectativas para a Conferência do Clima de Glasgow (COP-26). Para quem estiver interessado em obter um exemplar, o livro está disponível na Reitoria da Universidade.

O que os leitores encontrarão no livro Biomas e Espiritualidade?
Padre Josafá Carlos de Siqueira:
Os leitores encontrarão neste pequeno livrinho reflexões sobre os seis biomas brasileiros, procurando trazer para a vida humana e espiritual alguns fenômenos que ocorrem na dinâmica geológica e biológica destes biomas. Além disso, cada reflexão é acompanhada de uma oração. O que ocorre nestes biomas não deixa de trazer para todos nós lições que ajudam no nosso processo de humanização e crescimento na fé.

Em que aspectos, o senhor espera contribuir para um melhor entendimento da sociedade para com o meio ambiente?
Padre Josafá:
Estamos lançando este pequeno livro em duas datas significativas: a primeira é o aniversário do autor, que completa no dia 31 de outubro os seus 70 anos de vida; a segunda, é o início da Conferência do Clima (COP26) na Escócia. Certamente, além das contribuições éticas, técnicas e científicas que serão abordadas nesta conferência, é preciso ter um olhar espiritual sobre as realidades de nossos biomas e ecossistemas, pois as mudanças no clima afetam significativamente a dinâmica dos mesmos, com consequências sérias para a sociedade e a biodiversidade.

Treze anos depois de lançar o livro Espiritualidade e Meio Ambiente, como o senhor avalia a trajetória da humanidade em relação aos cuidados com o planeta?
Padre Josafá:
Embora nos últimos anos não tenhamos avançado muito, tanto quanto gostaríamos, na preservação de nossos biomas, é preciso ter um olhar otimista de que ainda podemos curar e cicatrizar as feridas que provocamos em nosso planeta. Ou mudamos os nossos hábitos e costumes, ou pagaremos um preço alto pelas escolhas insustentáveis que estamos fazendo. Uma ecologia integral, envolvendo o social, o ambiental e o teológico, conforme nos alerta a Laudato Si’ é algo fundamental.

Quais suas expectativas em relação à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26) em Glasgow, na Escócia?
Padre Josafá:
Temos esperança que a Conferência do Clima em Glasgow não resulte em um elenco de boas intenções teóricas, e de acordos signatários que não conseguem ser aplicados à realidade de cada nação, mas em um conjunto de compromissos concretos e eficazes. Não podemos mais esperar para reverter e buscar soluções socialmente mais justas e ecologicamente mais sustentáveis.