Relação entre espectador e imagem documental

O curso Práticas Documentais, Montagem e o Espectador-Montador tem início, em agosto, na área da pós-graduação em Comunicação Social da PUC-Rio. Em parceria com programas de pós-graduação da UFF e da UFRJ, o curso busca discutir a relação da plateia com a imagem documental no domínio da fotografia, do documentário e do cinema em geral. A novidade se insere na abertura, também neste próximo semestre, do doutorado na área de Comunicação. A professora Andréa França explica a proposta.

Como surgiu a ideia do curso?

Andréa França – A ideia surgiu de uma parceria de trabalho já antiga, com a professora Consuelo Lins, da Escola de Comunicação da UFRJ, com quem venho dividindo os cursos dentro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social há três anos. Além disso, podemos dizer que este nosso programa de pós, embora novo, tem uma tradição de montar cursos em parcerias com outros programas de pós graduação em Comunicação aqui do Rio de Janeiro. Foi o caso do curso Cinema e Política, oferecido pelo professor Miguel Pereira, coordenador do programa de Pós Graduação em Comunicação Social da PUC-Rio, e por João Luiz Vieira, coordenador do programa de Pós Graduação em Comunicação da UFF, no primeiro ano do nosso Mestrado.

Qual será o enfoque adotado?

Andréa – Poderia resumir, dizendo que a questão que atravessa o curso é: que estratégias expressivas estão presentes em diferentes regimes de imagens para produzir o que chamamos de “dimensão documental”? A ideia é discutir a relação do espectador com a imagem documental no domínio da fotografia, do documentário e do cinema em geral. Por isso, o nome do curso é Práticas Documentais, Montagem e o Espectador-Montador, e ele será oferecido em uma parceria inédita envolvendo três programas de Pós Graduação em Comunicação do Rio de Janeiro: o da PUC-Rio, comigo, da UFRJ, com a Consuelo Lins, e o da UFF, com Benjamim Picado.

Sob quais aspectos um curso de pós-graduação na área da Comunicação deve trabalhar?

Andréa – Um curso de Pós Graduação na área de Comunicação precisa fornecer ao aluno um instrumental teórico, cultural e metodológico que lhe permita desenvolver criticamente aspectos do campo da comunicação, que hoje é sem dúvida um vetor estruturante das novas formas de socialização e de vida; precisa dotá-lo de uma visão crítica que possibilite conhecer e interpretar as mudanças históricas e estruturais dos meios de comunicação e suas implicações na produção de sentido.