Entrevista

Resgate dos conceitos éticos

Resgate dos conceitos éticos

padre João Geraldo Machado Bellocchio

Entre terça, 25, e sexta-feira, 28, será colocado em pauta na Universidade um assunto recorrente em debates sobre a atualidade. Ética Cadê Você? será o tema da IV Semana da Cultura Religiosa, que será realizada no Salão da Pastoral, com palestras de professores convidados a falar sobre a ética nos mais variados campos da sociedade. Além das apresentações, também serão expostos, em banners, trabalhos de alunos que tratam do assunto. O padre João Geraldo Machado Bellocchio, coordenador da semana, conta como ela pretende levar os participantes à reflexão.

O que será abordado na semana?

Padre João Geraldo Machado Bellocchio: Essa será a quarta semana de cultura religiosa e vamos abordar a ética. Todo ano falamos sobre um determinado assunto referente a uma das disciplinas que administramos no nosso Departamento. Já trabalhamos a questão do humano e o fenômeno, do cristianismo, e este ano vamos abordar todas as disciplinas relacionadas ao campo da ética, tanto cristã quanto profissional. Por essa razão, nós estamos tratando do tema porque, com ele, percebemos que a sociedade está enfrentando um processo de transformação e que está perdendo o verdadeiro conceito do ético. O questionamento que queremos propor é justamente esse: como as religiões poderão reforçar o conceito ético dentro da sociedade, como elas poderão dar sua contribuição para a formação da ética.

Quem pode participar?

Padre Geraldo Bellocchio: Quando fazemos a semana, abrimos para toda a comunidade. Inicialmente, é direcionada a todos os alunos, mas é aberta a todos aqueles que tiverem interesse em participar do nosso encontro. Todos os alunos estão convidados. Como participantes, nós temos professores da PUC, a maior parte professores convidados de diversos setores, desde o Departamento de Teologia, passando pelo IRI, sociologia, departamentos que poderão nos ajudar dentro desses temas.

O que muda nessa edição?

Padre Geraldo Bellocchio: A princípio, o esquema é o mesmo. Nós realizamos a semana todos os anos em parceria com a pastoral universitária e ela sempre ocorre no Centro de Pastoral, até pela proporção do espaço, porque geralmente temos um público de 250 a 300 alunos por palestra. Além disso, teremos também algumas exposições de trabalhos de alunos, desenvolvidos nas semanas anteriores. Serão banners onde os próprios alunos mostrarão a preocupação em relação à ética em determinados segmentos da sociedade. O campo político é o que mais está sendo visado, mas também será tratada a questão da ética dentro da própria sociedade, na religião, nas guerras, nas empresas. A gente tenta focar em todos os níveis. São temas muito atuais. Tratar de ética é uma atualidade e está se perdendo a noção do sentido dela.

Qual é a principal mensagem a ser passada?

Padre Geraldo Bellocchio: A ideia é justamente fazer as pessoas tomarem a consciência, sem perder valores. Seja no Cristianismo, Islamismo, Judaísmo ou qualquer outra denominação religiosa que procura preservar a integridade do homem dentro da sociedade. É preciso manter esses princípios adquiridos no passado que servem muito bem para a nossa sociedade. A ética não é algo descartado, é uma necessidade. É isso que queremos colocar dentro dessa dinâmica que estamos propondo e queremos desenvolver ao longo da semana. A nossa preocupação é dar elementos para o aluno, fazer com que ele mesmo desperte para a razão e o sentido do que é ética. A interação ocorre desse modo. Não é só o aluno receber, mas também nos dizer e acrescentar o que entende por ética e como, saindo da universidade como profissional, poderá atuar dentro desse pensamento e não ser desvirtuado depois pelo mercado ou pela mídia.