Roteiro PUC 2012 tem nova categoria

De onde surgiu a ideia do concurso? Foi uma iniciativa de vocês, alunos?

Vitor Clin: Começou em 2010.1, comigo e mais dois amigos. Eu estava no 2º período e queria fazer alguma coisa para os alunos, mas que pudesse ser realizada sem a necessidade de ter dinheiro, como escrever roteiro. A primeira edição era apenas para alunos do ciclo básico, com habilitação em Cinema. Havia uma comissão na época, na qual muito se falava sobre a falta de matérias relacionadas a Cinema durante o 2º e o 3º períodos. Assim surgiu a ideia do concurso de roteiro. Teve um prêmio de R$ 300, que tirei do meu bolso, para o primeiro colocado.

Qual é o objetivo do concurso?

Vitor: Além do objetivo acadêmico, que é incentivar os alunos a realizar algo durante esse período de um ano e fazer com que aprendam mais sobre roteiro; o concurso também serve para treinar os alunos para o Projeto de Filme II – uma das últimas disciplinas do curso – em que os alunos precisam apresentar um roteiro para ser filmado. E se eles se acostumam a escrever roteiros desde o começo do curso, vai melhorar cada vez mais a qualidade dos roteiros.
Danielle Villanova: E existe o objetivo maior de acostumar as pessoas a ler e escrever roteiros. Muitas vezes os alunos chegam à faculdade sem nunca ter lido um roteiro. Os professores cobram bastante isso. Com o concurso, nós podemos estimulá-los a esse exercício. Eles escrevem roteiros e trocam com os amigos, para ler algo diferente, e saber o que dá certo e o que não dá. É o mínimo que as pessoas que trabalham com cinema precisam fazer. Independentemente da área em que você está inserido, não necessariamente no campo do roteiro, é importante saber ler um roteiro.
Vitor: A essência do cinema é o roteiro.

Quantas pessoas costumam se inscrevem e quantos roteiros são selecionados?

Vitor: Na primeira edição, selecionamos todos os 18 inscritos. Na segunda edição, estendemos o concurso aos alunos de Jornalismo e Publicidade do ciclo básico e abrimos nova categoria exclusiva aos alunos de Cinema, a partir do 4º período. Foram inscritos 32 roteiros, e 10 de cada categoria foram selecionados. Já a terceira edição obteve mais sucesso, 27 inscritos no ciclo básico, 21 de Cinema e 25 na nova categoria aberta: filme publicitário. A cada edição abrimos uma categoria diferente. Dez roteiros foram selecionados de cada categoria. Para esta 4ª edição, criamos a categoria roteiro encomendado – da qual qualquer aluno da PUC poderá participar. Talvez nas próximas edições, essa seja a principal categoria do concurso, já que é a que mais valoriza o roteirista, já que o prêmio não consiste em dinheiro para a realização do filme e sim apenas dinheiro. Nessa categoria, se inscreverão somente roteiristas, deixando de fora os alunos que inscrevem roteiros apenas para dirigi-los depois.

Como os alunos podem se inscrever e quais serão os prêmios?

Danielle: As inscrições, que devem ser feitas através do site www.roteiropuc.com, estão abertas até o dia 3 de junho. A única inscrição que não foi aberta ainda é a da categoria filme publicitário, que será aberta no dia 4 de junho. Os roteiros podem ser entregues até 19 de agosto. Os prêmios são diferentes para cada categoria. O prêmio para o aluno vencedor do ciclo básico são R$ 2 mil reais para a realização do filme, e para o aluno vencedor de Cinema, R$ 4 mil, também para a realização do filme. Já os vencedores das categorias filme publicitário e roteiro encomendado ganharão R$ 1 mil e R$ 2 mil reais, respectivamente, em dinheiro.