Segurança no trabalho e consciência ambiental

Joaquim dos Santos Neto e Roosevelt Fideles de Souza

A PUC-Rio realizará a 24ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Com o tema Desafio Ambiental e a Encíclica Louvado Seja, a Semana terá palestras na quinta, 8, e sexta-feira, 9, no Auditório Padre José de Anchieta. Haverá debates para conscientizar funcionários e alunos sobre os diversos métodos para evitar acidentes no ambiente de trabalho. Um dos coordenadores do NIMA e atual presidente da CIPA, professor Roosevelt Fideles de Souza, e o engenheiro de Segurança do Trabalho do Serviço de Engenharia de Segurança do Trabalho (SESMT) Joaquim dos Santos Neto destacam que a Comissão tem registrado poucos acidentes, o que abriu espaço para trabalhar em outros temas, como o da questão ambiental, cuja base é a encíclica lançada pelo Papa Francisco.

Qual o principal objetivo da SIPAT?

Joaquim dos Santos Neto: Sempre tentamos falar sobre o que é mais importante para um determinado momento. Por isso, estamos agora pegando a Encíclica Louvado Seja, formulada pelo Papa Francisco, porque, pela primeira vez, a Igreja Católica vem abordando a questão do meio ambiente. E temos que lembrar que nós somos a única Universidade da América Latina a ter uma agenda ambiental e a executá-la. Acho que esse é o diferencial da PUC-Rio. Tentamos alinhar os eixos dessa agenda aos da segurança do trabalho, porque acreditamos que eles estão intimamente ligados.

Como a semana aliará esses dois temas?

Joaquim: Dentro da agenda ambiental da Universidade, uma questão que está muito avançada é a dos resíduos. Por isso, temos nos preocupado com isso. Vamos trazer pelo menos dois professores que vão falar sobre o tema. E tem uma empresa que presta serviço para a PUC-Rio que vai falar de gerenciamento de resíduo, a visão da empresa sobre esse gerenciamento, como eles veem isso lá fora e como podem passar a experiência deles para nós. Não só para funcionários, mas para alunos que também queiram participar do evento. Hoje, a SIPAT é voltada para a comunidade da PUC-Rio.

Roosevelt Fideles de Souza: Mais do que só a semana, acho importante destacar o trabalho do ano inteiro pela equipe da CIPA. O SIPAT é uma semana para dar um foco maior, mas o trabalho que a equipe faz é constante. Existe um grupo forte que está todo dia cuidando da segurança na Universidade, e isso se reflete na atenção que a instituição tem nesse setor. Os membros da diretoria se reúnem uma vez por mês, mas o grupo tem um trabalho enorme.

O que é a CIPA?

Roosevelt: Um órgão em que fazemos reuniões mensais abordando questões de segurança do trabalho, colhendo informações de acidentes que ocorrem, quais são as metas para o ano, entre outras questões. Na CIPA, há professores e funcionários que se candidatam, entre eleitos e indicados, para fazer parte do conselho. A primeira coisa que o grupo formado faz é frequentar um curso de preparação obrigatório que dura mais de uma semana, com ensinamentos de como realizar primeiros socorros, combater incêndios, fazer mapa de risco e entender a função de cada equipamento.

A quais perigos os funcionários podem estar expostos?

Roosevelt: Os maiores perigos são os que envolvem produtos químicos, o risco de queda em trabalhos de altura e os acidentes de cortes. Podem acontecer porque a pessoa não está usando luva, capacete ou máscara. Mas, na verdade, temos poucos acidentes. Inclusive, isso é reflexo de que realmente estão sendo cumpridas as normas de segurança no trabalho, e que a CIPA tem trabalhado de forma correta, ouvindo os problemas e buscando soluções.

Como a CIPA investe na conscientização sobre a segurança no trabalho?

Joaquim: Basicamente, é o erro humano o que mais causa acidentes hoje em dia. Trabalhamos muito por meio do diálogo. Por exemplo, se o pessoal da carpintaria está tendo muitos acidentes, averiguamos com atenção o que tem acontecido, se estão usando uma luva corretamente, se a máquina está funcionando como deve etc. Além disso, oferecemos cursos para tratar da conscientização em trabalhos específicos e procuramos, uma vez por mês, organizar uma palestra para os funcionários sobre algum tema relacionado à questão.