Semana dedicada à Iniciação Científica

Sidnei Paciornik

Mais de 300 trabalhos de bolsistas PIBIC, PIBITI, CNPq, CCPG e FAPERJ, entre outros, serão apresentados, em forma oral ou em pôster, no XX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, de terça-feira, 28, a sexta-feira, 31. As apresentações orais serão feitas nos auditórios do RDC e Padre Anchieta e as sessões de pôsteres, nos pilotis da Ala Kennedy. Consultores externos e pesquisadores CNPq avaliarão as atividades de Iniciação Científica e Tecnologia da PUC. A programação completa do Seminário está disponível em www.puc-rio. br/pibic. O coordenador Sidnei Paciornik explicou como será a programação.

Como será a apresentação dos trabalhos?

Sidnei Paciornik: Os seminários serão divididos por centros e por departamentos, sempre com sessões orais e sessões de pôsteres. Os pôsteres ficarão montados nos pilotis da Ala Kennedy e serão uma maneira mais informal de os alunos apresentarem e conversarem com os consultores.

Esta edição terá novidades?

Sidnei: Em uma conversa com o Vice-Reitor Acadêmico, o professor José Ricardo Bergmann, e o Coordenador Central de Pós-Graduação, professor Paulo Cesar Estrada, o professor Bergmann sugeriu que convidássemos o antropólogo Roberto DaMatta. Ele é professor da PUC e foi aluno de iniciação científica quando era da graduação, e vai fazer uma apresentação na cerimônia de encerramento, na sexta feira, à noite.

Quem participará do seminário?

Sidnei: Nós temos dois grandes programas de bolsa na PUC, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), que é o mais novo. Esses dois programas são praticamente financiados pelo CNPq e a participação do seminário é uma obrigação formal. Além disso, há os bolsistas da PUC, que também são obrigados a participar, e os muitos outros bolsistas pagos por agências, empresas e até os que não têm bolsa, que são voluntários. Essas pessoas podem ou não se inscrever para o seminário. Nós apoiamos que os voluntários participem também, porque quanto mais gente melhor. ________________________________________________________________________

Iniciação Científica: Como parte do XX Seminário de Iniciação Científica, o professor Martin Carnoy, da Universidade de Stanford, ministrará a palestra The Economic Returns to Higher Education in the Bric Countries and their Implications for Higher Education Expansion. A palestra será na quinta-feira, 30, às 10h, no Auditório Padre Anchieta, e terá tradução simultânea. Na sexta-feira, 31, às 18h, será realizada a cerimônia de encerramento e o cadastramento para recebimento de certificados. Às 19h45m, haverá a entrega dos certificados e dos prêmios Destaque de Iniciação Científica da PUC-Rio.