Entrevista

Semana Integrada de Engenharia

Semana Integrada de Engenharia

Entre os dias 17 e 21 de agosto, será realizada a 1ª edição da Semana Integradade Engenharia (SIEng PUC-Rio). Na programação, haverá palestras, trainees empresariais, workshops, mesas redondas, além de uma feira de engenharia e shows de bandas ao fim de cada dia. A partir desta segunda, 10, até quarta-feira, 12, alunos da Universidade poderão se inscrever para trabalhar na equipe de apoio (staff), responsável por recepcionar e orientar os alunos durante os cinco dias de palestras. A participação contará como atividade complementar, e os alunos de Engenharia têm prioridade na seleção. O professor do Departamento de Engenharia Mecânica Mauro Speranza e a organizadora da SIEng Dayana Ximenes destacaram o objetivo e a proposta do encontro, que é organizado pelos alunos com o apoio do Decanato. Informações sobre inscrições e a programação completa estão disponíveis no site www.sieng.ctc.puc-rio.br.

Como surgiu a ideia de promover a 1ª edição da Semana Integradade Engenharia PUC-Rio?

Mauro Speranza: Existiam três eventos isolados, da Engenharia Química, da Engenharia de Petróleo e do Diretório Acadêmico das Engenharias (Daaf), e também tinha a Feira de Engenharia. Sentimos que a feira estava perdendo a função. Os projetos de Introdução de Engenharia eram vistos pelos próprios alunos e alguns professores. Então, percebemos que deveríamos arrumar uma maneira de divulgar melhor os trabalhos. Eram eventos pouco divulgados, independentes e pequenos. Alguns professores se reuniram com essas ideias, chamamos o pessoal do Daafe e começamos a discutir o que poderíamos fazer. A ideia inicial era tentar juntar as pessoas que poderiam organizar o evento. Foi então que surgiu a Semana Integrada de Engenharia.

Qual é o objetivo do encontro?

Mauro Speranza: O objetivo da Semana Integrada de Engenharia é mostrar o que se faz nas empresas de engenharia. Mostrar como a engenharia ensinada na sala de aula é usada nas várias empresas e como os alunos, colocados no mercado, podem atuar. Mostrar o trabalho de engenharia dentro das empresas e como as empresas usam a engenharia. Mostrar para os alunos o que eles têm fora do campus. Os estudantes poderão entender qual engenharia é necessária para trabalhar em uma empresa. Na PUC, temos laboratórios, fazemos atividades de engenharia, mas restritas ao âmbito acadêmico, em pesquisas e desenvolvimento.

Dayana Ximenes: A semana vai ampliar a visão dos alunos. Às vezes ele fica muito restrito ao campus e vai poder ver como realmente são feitas as coisas na prática. Quais são as áreas em que o engenheiro mecânico, por exemplo, pode atuar. Vão perceber que existe muita integração entre as engenharias.

Qual a programação e como serãorealizadas as atividades?

Dayana Ximenes: Temos 28 palestras confirmadas. Entre as empresas, temos a Rolls Royce, a Building Information Modeling, a Boeing Pesquisa & Tecnologia – Brasil e a empresa de engenharia do Rock in Rio. Teremos três workshops, um de produção de cerveja, outro de empreendedorismo e outro de engenharia ambiental. A última atividade é a visita técnica, na sexta-feira, dia 21, que é reservado apenas para alunos da PUC. Estão marcadas visitas à Cedae, à White Martins, à Coca-Cola e ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para os alunos conhecerem toda a parte do processo de controle. Terá tambémo show das bandas dos alunos de Engenharia da PUC, sempre às 19h, no Anfiteatro, para mostrar que a Semana é feita do aluno para o aluno.