Seminário Internacional de Estudos de Literatura

Cenários Contemporâneos da Escrita será o tema do XI Seminário Internacional de Estudos de Literatura, a ser realizado na terça-feira, 26, e na quarta, 27, das 9h às 18h, no Auditório Padre Anchieta. A programação terá 19 palestras, ministradas por pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Europa e Argentina. O Diretor do Departamento de Letras, Karl Erik Shollhammer, que organiza o evento juntamente com a professora Heidrun Krieger Olinto, explica a proposta de pensar a literatura relacionada às outras artes e mídias.

Qual a importância de relacionar a literatura com a diversidade de artes que existem?

Karl Erik Shollhammer – Hoje ninguém está lendo apenas literatura. Quando estudamos literatura, vemos que ela está participando na sociedade de uma maneira complexa, pois fala da sociedade, da cultura e da nossa identidade. Por outro lado, ela também é adaptada ao cinema e traz questões que não são apenas literárias. Ela fala de imagens e é uma articulação artística que não se restringe só ao livro. O que estamos tentando fazer, não só no seminário, mas também no nosso programa de Estudos da Literatura, é ler e pesquisar a literatura nessa nova complexidade que se insere na realidade atual.

Você acha que a literatura está desvalorizada?

Karl Erik – Eu acho que as pessoas consideram a literatura, mas nem sempre, a meu ver, procuram entender qual é o papel específico que ela assume na atualidade. Historicamente, ela teve muitas funções na nossa sociedade, pois era vista como uma iluminação da mente e uma maneira de se integrar de forma mais nobre. Hoje ela responde a esse desafio com respostas mais diversas. Temos muitos tipos de produção literatura – expressões, testemunhos, experiências de pessoas parcialmente literárias e parcialmente artísticas. Muitos escritores fazem outras coisas. Temos escritores artísticos, cineastas, dramaturgos e performáticos.

Qual o objetivo desse seminário?

Karl Erik – O objetivo é trazer uma discussão sobre o que é a literatura hoje, tanto para os alunos de graduação quanto para os da pós-graduação.  A participação no seminário vai contar como créditos de atividades complementares para os alunos de graduação e vai ser equivalente a um curso de um crédito para os alunos da pós. A intensa convivência dos alunos com os professores e com outros parceiros de outras instituições vai enriquecer os próprios cursos. Procuramos escolher assuntos que sejam de relevância atual para os estudos da literatura em geral.

Qual o diferencial deste para os outros seminários passados?

Karl Erik – A novidade é que estamos dentro de um novo programa de pós-graduação chamado Literatura, Cultura e Contemporaneidade – três conceitos bastante significativos que fazem referência a uma dentre as três linhas de pesquisas que temos. Vamos tentar trabalhar com uma visão mais ampla dos estudos literários sustentados sobre a segunda linha de pesquisa chamada Novos Cenários da Escrita.