Seminário vai revelar os talentos do CTC

A professora Angela Nieckele acredita que o encontro vai contribuir para o desenvolvimento da vida profissional dos alunos (Foto: Caio Matheus)

As pesquisas desenvolvidas por alunos dos doze programas de Pós-Graduação do Centro Técnico Científico serão apresentadas em um seminário nesta quarta-feira, 10, no Auditório Padre Anchieta. Além da divulgação de trabalhos, haverá palestras com profissionais e pesquisadores. Nesta edição, os melhores trabalhos serão premiados, como conta a professora Angela Nieckele, Coordenadora Setorial de Pós-Graduação do CTC.

Quais os objetivos do seminário?

Angela Nieckele: Os objetivos do evento são divulgar as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas, integrar os programas de pós-gradua- ção, fomentar o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares e criar um fórum de discussão dos desafios de uma carreira em Pesquisa e Desenvolvimento. Além dos trabalhos, o seminário terá palestras sobre transição energética, IA, inovação e criação de empresas.

Como a discussão desses temas pode contribuir para a formação dos alunos da pós-graduação?

Angela Nieckele: Os temas das palestras são os temas mais atuais do momento, e poderão auxiliar os alunos de pós-graduação na definição das próximas etapas de suas vidas profissionais. Nesta segunda edição do seminário, haverá premiação para os melhores trabalhos.

Quais são os critérios de avaliação e qual o prêmio?

Angela Nieckele: A comissão julgadora vai analisar desde o conteúdo até a apresentação
dos alunos, utilizando os resumos enviados, o vídeo de dois minutos em que eles descrevem a pesquisa e, finalmente, a apresentação presencial do pôster pelo aluno no dia do seminário. Para cada categoria, Mestrado e Doutorado, serão concedidos dois prêmios. O primeiro colocado do Mestrado receberá um diploma e um voucher de R$ 600. No caso do Doutorado, além do diploma, o aluno vai ganhar um vou-
cher de R$ 1.200. Também entregaremos um diploma de menção honrosa para o segundo
colocado nas duas categorias.

O CTC foi um dos pioneiros na criação de cursos de mestrado e doutorado e mantém conceitos altos pela Capes. Que fatores são fundamentais para manter essa excelência acadêmica e profissional?

Angela Nieckele: Alto nível de ensino e de pesquisa, com laboratórios de ponta, o que tem permitido divulgar as pesquisas em periódicos de qualidade, participar de projetos nacionais e internacionais, assim como depositar patentes. A internacionalização e visibilidade dos programas são fatores importantes para demonstrar a excelência dos programas.