Entrevista

Sob nova direção

Sob nova direção

Claudio Magalhães

O professor Claudio Magalhães assumiu, no dia 21 de maio, o cargo de Diretor do Departamento de Artes e Design, ocupado durante quatro anos e cinco meses pela professora Luiza Novaes. Em entrevista ao PUC Urgente, Magalhães contou que um dos objetivos de seu mandato é consolidar relações com outros cursos, dentro de um ambiente de ensino e de pesquisa.

Quais serão as principais mudanças?

Claudio Magalhães: O objetivo é melhorar o que já está bom. Nós temos um processo muito consolidado, no qual todos participam das atividades acadêmicas. Como o departamento cresce muito, áreas específicas de atuação existentes devem ser lembradas e consolidadas, mas também é preciso trazer uma exploração de novas possibilidades. Uma nova direção serve para rever os processos, criar condições para um melhor proveito deste ambiente extremamente prazeroso: o ambiente de ensino e de pesquisa. E também há coisas que pensamos incorporar.

Que tipo de incorporação o senhor pretende adotar?

Magalhães: Quando se fala em arte e design, há muitas coisas para somar no campus. O curso de artes visuais é uma proposta interessante que a gente está pensando em trabalhar com a Filosofia e o Departamento de Letras. Há também a ideia de inserção do curso de artes no sentido de trazê- lo para as práticas de design, incluindo projeto arquitetônico, de produto, de moda, gráfico e digital. Trazer outras abordagens para essas mídias, com o objetivo de ampliar a capacidade de pensar e colaborar dentro da sociedade. A postura, a abordagem artística, também é bem-vinda dentro da história do design.

Qual a sua visão sobre o mercado de design?

Magalhães: O mercado é sempre passado, se você está pensando em informação e pesquisa em uma determinada área. Então, no mundo como o de hoje, altamente complexo e conectado, a gente tem que olhar para o que está acontecendo hoje, e tem que ter uma atitude de alargar as possibilidades de atuação dos nossos futuros profissionais. A nossa escola sempre teve essa vocação. Não se pode esquecer das áreas específicas de atuação existentes, consolidadas, mas trazer uma exploração de novas possibilidades.