Tecnologia: grande aliada da educação

Gilda Helena de Campos e José Ricardo Bergmann contam que a Universidade tem a preocupação de melhorar a comunicação com os alunos

A utilização cada vez mais intensa das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) como ferramental didático do professor é um desejo da Universidade, que enxerga nelas um instrumento importante para expandir o conhecimento e dinamizar o ensino e a comunicação entre alunos e professores. Por intermédio da Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD), a PUC-Rio disponibiliza ambiente de aprendizagem on-line, estúdio e equipe capacitada para atender às necessidades dos docentes que desejam investir nas tecnologias ou aprimorar seus materiais. O Vice-Reitor Acadêmico, professor José Ricardo Bergmann, e a coordenadora da CCEAD, professora Gilda Helena de Campos, falam sobre a preocupação da Universidade em melhorar o apoio à aprendizagem dos alunos.

Qual a importância de inserir as tecnologias digitais de informação e comunicação em sala de aula?

José Ricardo Bergmann: Existe uma preocupação da Universidade em melhorar a comunicação e o apoio à aprendizagem de nossos alunos. Na sala de aula, as tecnologias complementam o trabalho desenvolvido; fora dela, auxiliam a estudar e a tirar dúvidas. Existe um enorme potencial e é importante lembrar que os alunos são extremamente familiarizados com as tecnologias de informação, elas são parte da vida deles. É importante explorar isso como mais um elemento de incentivo ao ensino.

Existe um período para que o professor se insira nessa nova realidade?

Bergmann: Não existe um período. A Universidade busca ampliar o uso dessas ferramentas. Nesse processo, é muito importante a preservação da qualidade do material e do ensino. E há outro aspecto fundamental, do ponto de vista legal: todos os professores devem acessar o Portal do Professor, no PUC On-line, e realizar o registro digital de seus planos de ensino. Esse é um material que tem que estar à disposição dos órgãos de fiscalização e, se estiver disponível também para a visualização pelo aluno, auxilia a interação com o professor. Existe ainda um registro das aulas, que permite aos alunos ver a programação de uma disciplina e, com isso, planejar melhor suas atividades. Também há espaço para a inserção das notas. Tudo isso melhora a comunicação.

Como a Universidade pode ajudá- lo neste processo?

Gilda Helena de Campos: A Vice- -Reitoria Acadêmica tem um órgão chamado Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD), que vem trabalhando com os professores para o desenvolvimento de conteúdos que se apliquem em um ambiente de aprendizagem on-line. Nesse espaço estão todas as tecnologias que podem apoiar o professor em sua aula. Além disso, o professor tem disponível o Estúdio Asas, apto à preparação de vídeos, podcasts, gráficos e infográficos – desde fórmulas matemáticas e simulações até vídeos inteiros -, bem como uma equipe especializada de apoio e acompanhamento.

Quais as principais tecnologias digitais para o apoio aos docentes?

Gilda Helena: Primeiro, como mencionei, o local onde ficam essas aulas, que é o Ambiente de Aprendizagem on-line da PUC- -Rio, oferece diversas ferramentas. Pode-se colocar textos, livros inteiros, e-books, vídeos, gráficos e áudios, que têm sido muito utilizados, inclusive acompanhando apresentações de Power Point pelos professores. Há a possibilidade também de uso de videoconferência, em substituição ao contato presencial com o aluno, sempre que necessário. Temos também um ambiente chamado Livro, no qual o professor pode editar o material como se fosse um livro digital. A CCEAD publica ainda a Revista Asas EAD (Educação a Distância), que conta experiências vivenciadas por professores e alunos, além de realizar projetos inovadores na área, como objetos de aprendizagem, Recursos Educacionais Abertos (REA), cursos livres e cursos que, muitas vezes, são oferecidos gratuitamente ao público da Universidade.

Que vantagens os professores e os alunos podem alcançar? Já há casos de sucesso?

Gilda Helena: As vantagens são muitas. Primeiro, o aluno pode rever a aula inúmeras vezes e chega em sala conhecendo sua dúvida. Como reviu a matéria em casa, pode esclarecer fácil e rapidamente o ponto da matéria, o que agiliza o processo da aula. O professor, por sua vez, vai poder ser mais objetivo e orientar o aluno de maneira mais adequada. Ele também pode disponibilizar fóruns de discussão para que a aula não se esgote em sala. Temos vários casos de sucesso. Em relação ao apoio presencial, em 2014.2, atendemos mais de cinco mil alunos da Universidade em várias disciplinas. Nossa intenção é realmente inserir as TDICs no repertório didático do professor, para que os alunos fiquem cada vez mais motivados. Existem diferentes estratégias pedagógicas e tudo é feito para dispositivos mobile. Há também uma mudança do papel do aluno, que terá a chance de se tornar mais ativo nas discussões e no aprimoramento de seus estudos.