Teorias e práticas literárias no mês do livro

Ricardo Oiticica:

O que é o Infanturas?

Ricardo Oiticica: O Infanturas é uma atividade que ocorre todo semestre, em torno de um convidado estrangeiro, na área da teoria da literatura infantil e juvenil e, também, na parte de produção gráfica. Já tivemos aqui teóricos e artistas na área da literatura infantil e juvenil de origem estrangeira. É o ramo de atividades da Cátedra UNESCO de Leitura voltado para, de alguma maneira, dar vida ao nosso acervo infanto-juvenil, fazendo, simultaneamente à mostra, uma exposição de livros desses três autores, dando vida a esses personagens.

Como vai funcionar?

Ricardo: Este semestre a convidada é uma alemã da Columbia University, Dorothea von Mücke. Ela vai abrir o colóquio com uma palestra no dia em que o homenageado é Hans Christian Andersen. Nesse mesmo dia, Benita Prieto e Lúcia Fidalgo vão se responsabilizar pela parte de práticas leitoras. Toda a programação é voltada para essa “dobradinha”, teoria e práticas leitoras.

Qual o objetivo do colóquio?

Ricardo: Jorge Luiz Borges dizia que ele escreve tão a sério quanto uma criança quando brinca. O Infanturas tem essa proposta de comemorar e insistir no papel da leitura na formação do leitor infantil e juvenil, que é, de alguma maneira, o pai do adulto. Então, traz o arsenal prático e teórico para a formação do leitor ser levada a sério.

Como será a estrutura do colóquio?

Ricardo: O evento vai ser realizado na bolha poética, inflada no Anfiteatro Junito Brandão. A própria ideia de espaço é personalizada, voltada para esse encantamento. Haverá música, projeções de imagens, é um evento de múltiplas linguagens.

A quarta edição do Infanturas marca a primeira ação internacional do Pontão PUC-Rio. O que isso significa?

Ricardo: A Cátedra UNESCO apresentou um projeto, que foi aceito, para ser Pontão de Leitura, ou seja, articular os pontos de leitura existentes no Estado do Rio de Janeiro, fazendo um programa de formação, de estímulo à leitura, de atividades leitoras aqui e em outros pontos. O Infanturas, nesta edição, integra as atividades do Pontão de Leitura em que a Cátedra se transformou desde o início deste ano. O compromisso periódico que tínhamos com o público da literatura infantil e juvenil agora se torna, também, um compromisso com os pontos de leitura e cultura do nosso Estado.

—————————-

Programação

Na terça-feira, 17, a palestra será ministrada por Dorothea von Mücke, da Columbia University, e Luciana Villas Bôas, da UFRJ. Ricardo Oiticica e Alessandra Rocha, da Cátedra, serão os palestrantes de quinta-feira, 18, e, na sexta-feira, 19, a palestra será dada por Rosana Kohl Bines, do Departamento de Letras. Mais informações pelo telefone 3527-1961/2087 ou pelo site www.catedra.puc-rio.br.