Um ano de oportunidades profissionais

A Coordenação Central de Estágios e Serviços Profissionais Virtual (CCESP Virtual) completa um ano e planeja mudanças para o ano de 2013. A CCESP Virtual oferece uma moderna plataforma que divulga para os alunos oportunidades de estágio em diferentes empresas. Em entrevista ao PUC URGENTE, André Lacombe, Coordenador da CCESP e professor do IAG, falou sobre as novidades previstas para 2013 e sobre as experiências do primeiro ano do projeto.

Quais foram as experiências desse primeiro ano de CCESP?

André Lacombe: Quando eu assumi a CCESP o Reitor pediu para que eu encontrasse uma alternativa para a Mostra PUC, foi aí que eu conheci um professor dos Estados Unidos que usava um sistema muito interessante, inovador. Quando olhei o que tinha na plataforma, eu pensei que aquilo me serviria muito para prestar serviço de comunicação aos alunos de um modo inovador e diferente. Aí veio a ideia de fazer uma Mostra PUC diferente, convidamos as empresas a terem estandes virtuais, e desse modo publicar oportunidades que estariam acessíveis 24 horas aos alunos que se comunicariam direto com a empresa. É uma plataforma de interatividade, e ao longo desse primeiro ano nós trabalhamos muito para que a ferramenta tivesse visibilidade e boa aceitação pela comunidade PUC.

Quais desafios enfrentados?

Lacombe: Essa tecnologia é muito nova. Somos os primeiros a ter essa plataforma e aí entra a necessidade de divulgação. E um desafio que nós tivemos foi o de conquitar o aluno e por outro lado tivemos a questão do conteúdo. Eu tenho que incentivar o pessoal do RH das empresas para que publiquem informações do interesse dos alunos. Por isso criamos um serviço que entra em contato com as empresas para lembrar da publicação, perguntar se tem material para nos fornecer e manter atualizado o portal. Para este ano vamos buscar cada vez mais a atenção do aluno. O nosso grande desafio foi o de trazer o público para dentro e fornecer um bom conteúdo para quem está do outro lado.

Quais as mudanças previstas para este ano?

Lacombe: Temos várias ideias. Primeiro vamos buscar estender a Mostra PUC para a parte virtual. Vamos incentivar as empresas a colocarem conteúdo logo após o evento para quem não pode estar presente, também vamos buscar promover debates de interesse tanto da academia quanto dos profissionais de RH sobre os desafios da profissão, os estágios e sobre o uso de ferramentas virtuais. Uma grande novidade que vai entrar no sistema é o currículo gravado, no qual o aluno, em vez de mandar o arquivo, vai poder falar sobre suas especializações e seus objetivos. O próprio CCESP vai disponibilizar o serviço.

Haverá novas empresas em 2013 na Mostra PUC?

Lacombe: Claro, mas nós estamos buscando atingir novas empresas que ainda não estão presentes na Mostra PUC, e assim serão inclusas no CCESP Virtual. A H.Stern já é uma nova empresa, com contrato assinado. Também vamos buscar empresas que são grandes contratantes dos alunos daqui e não se encontram presentes na Mostra, como os escritórios de advocacia, agências de publicidade, bancos e empresas do ramo da moda. A ideia é atingir múltiplas áreas.