Um compromisso com relações mais humanas

A partir de terça-feira, 12, a Universidade promove a Mostra PUC, maior feira de estágios do país, que este ano tem como tema Compromisso com Relações Mais Humanas. Até sexta-feira, 15, cerca de 90 mil pessoas devem passar pelos estandes da Mostra. Organizada pela Coordenação Central de Estágios e Serviços Profissionais (CCESP), a feira contará com a presença de 40 empresas que apresentarão, ao longo de quatro dias, programas de estágio, trainee, além de ofertas de emprego aos visitantes. O coordenador da CCESP, professor André Lacombe, fala das novidades da Mostra PUC, que chega à 17ª edição. A programação completa está disponível no site www.ccesp.puc-rio.br/mostrapuc.

Como funcionará a campanha de doações deste ano?

André Lacombe: Como a temática deste ano é Compromisso com Relações Mais Humanas, selecionamos alguns grupos afinados com essa preocupação: os mais idosos, os carentes, deficientes físicos e os animais em situação de abandono. Temos aqui na PUC projetos de ação social que atendem comunidades carentes na cidade do Rio de Janeiro. Um exemplo é o UNICOM, que faz parte da RESPUC. Durante a Mostra PUC, serão aceitas doações de alimentos não-perecíveis, agasalhos, roupas, brinquedos, livros e, este ano em particular, produtos para cães e gatos abandonados. Temos também os projetos com deficientes físicos e visuais, nos quais apresentaremos, ao menos, dois trabalhos que estão sendo desenvolvidos na PUC.

Quais são esses projetos?

Lacombe: Um é o Exoesqueleto, similar ao projeto que deu o pontapé inicial da Copa 2014. O trabalho está na fase de protótipo e evoluindo. Está sendo desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Mecânica da PUC e tem também a participação de outras instituições. O outro, chamado Smart Glass, é desenvolvido por um aluno de doutorado da Informática para deficientes visuais. O projeto está em fase de testes, em parceria com o Instituto Benjamin Constant. A nossa intenção é, além de mostrar a peça em si, fazer uma simulação com o óculos.

Este ano será o primeiro da edição on-line da Mostra PUC. Como vai funcionar?

Lacombe: A Mostra PUC on-line é uma continuação da Mostra PUC. No último dia da Mostra, será aberta oficialmente a plataforma on-line, com estandes de empresas que também funcionarão on-line. Se o aluno perder uma palestra aqui, por exemplo, eventualmente a atividade poderá ser gravada e levada para o estande da empresa na web. Lá estarão os representantes do RH das empresas, disponíveis durante esse período – de meados de agosto até 10 de outubro – para receber os currículos e participar de um chat eventual. Haverá também um Quiz, em que o aluno preenche alguns dados e, através das informações geradas, será possível ver se o perfil de resposta é mais ou menos condizente com o perfil da empresa e vice-versa. Se a empresa receber um número muito grande de currículos pela plataforma on-line, poderá fazer algum tipo de pré-seleção antes de chamar o candidato para uma entrevista. A entrevista pode ser feita on-line, dentro da própria plataforma, no Skype, ou em outro lugar adequado. A curiosidade é que esperamos empresas no on-line que não estarão aqui fisicamente, o que amplia o leque de oportunidades no ambiente virtual. No dia 3 de setembro, em especial, teremos um grande evento on-line. Será um dia de atividades em que tentaremos concentrar esforços, com as empresas que estão no evento e os visitantes, para que tenhamos uma grande interação, respondendo perguntas e apresentando palestras que essas empresas gravaram.

E o concurso cultural Mostraí deste ano, como será?

Lacombe: Neste formato é a primeira edição. Já tivemos no passado o Mostra Curtas, que era para curta-metragem. Dentro dessa temática, nós incluímos fotografia (uma foto que traduz uma relação mais humana, que caberia para qualquer um de nós, qualquer pessoa que tenha a fotografia como hobby) e histórias em quadrinhos. O tema também é Relações Mais Humanas, reproduzindo a temática da Mostra deste ano. Para participar do júri, foram chamados alguns professores da PUC, além de outros profissionais externos e, até o dia 15, serão revelados os vencedores das categorias curtas, fotografias e histórias em quadrinho.