Um novo coordenador para a pós-graduação da PUC-Rio

Por: Luanna Lino

Um novo coordenador para a pós-graduação da PUC-Rio

O professor Danilo Marcondes de Souza Filho, do Departamento de Filosofia, assumiu como Coordenador Central de Pós-graduação e Pesquisa em substituição ao professor Paulo César Duque Estrada, que deixou o cargo após mais de 10 anos na função. Além do cargo de Coordenador de Internacionalização da PUC-Rio, Marcondes é professor nos cursos de graduação em Filosofia da Linguagem e pós-graduação em Filosofia Moderna, e pesquisa temas como “A retomada do Ceticismo Antigo no Período Moderno” e “Por um Método de Análise de Atos de Fala Indiretos”, atua também na área de ética aplicada com palestras, consultorias, e produz artigos para jornais.

O que os programas de pós-graduação e a pesquisa significam para a produção acadêmica da PUC-Rio?

Danilo Marcondes de Souza Filho: A produção acadêmica e a pesquisa estão muito ligadas à pós-graduação, mesmo que também exista produção acadêmica na graduação, pelos trabalhos que são feitos pelos alunos, mas está principalmente atrelada à pós-graduação que deixa sua marca na PUC.

Os programas de pós-graduação são uma marca da PUC-Rio. Como a Universidade mantém este nível de excelência?

Danilo: Bom, ela mantém com projetos, principalmente no CTC, mas também em outros departamentos. Existem muitos projetos financiados, e isto é muito importante, e também temos projetos apoiados por bolsas, embora no atual governo estas bolsas têm diminuído muito e está sendo muito difícil. Apesar disto tudo, estamos esperando dias melhores e tentando manter a qualidade.

Quais as metas e os desafios que a Pós-Graduação da PUC-Rio deve atingir nos próximos anos?

Danilo: Nós temos um processo de avaliação da pós-graduação terminando agora. Algo que já sabemos, embora seja informal, é que os resultados são muito bons, então pretendemos no mínimo manter a situação atual. Queremos também aumentar a avaliação dos cursos que ainda têm uma avaliação um pouco mais baixa, ainda que sejam muito poucos. Além disso, queremos desenvolver a pós-graduação em nossos novos cursos. Tivemos agora uma novidade que foi a aprovação do doutorado profissional no IAG, que é um pioneirismo para a PUC, já que existem muito poucos no Brasil, e faz todo sentido porque o projeto é muito bom. Acreditamos que este projeto vai significar ainda mais um pioneirismo da pós- graduação.