Entrevista

Uma nova forma para navegar pelas bibliotecas

Uma nova forma para navegar pelas bibliotecas

Dolores Perez e Giuliano Ferreira. Foto: Matheus Aguiar

Em uma época em que os sites eram pouco difundidos, a Biblioteca Central inovou ao lançar uma plataforma, em 1997, e revolucionou o contato dos usuários com o acervo da Universidade. Com isso, a transição das fichas de consulta para o catálogo digital facilitou a vida acadêmica da comunidade PUC. O número de acessos decolou ao longo dos anos: em 2001, eram aproximadamente 75 mil, até alcançar 442 mil em 2016. Para celebrar o aniversário de 20 anos do site, a Biblioteca Central vai inaugurar o sistema on-line reformulado. O objetivo dessas mudanças é deixá-lo mais acessível para o usuário navegar e consultar o material disponível das bibliotecas. A diretora da Divisão de Bibliotecas e Documentação, Dolores Rodriguez Perez, e o coordenador técnico da seção de automação da Biblioteca Central, Giuliano Ferreira, comentam sobre as alterações estruturais e a grande novidade, a criação de uma assistente virtual.

Como era o processo de consulta antes da criação do site?

Dolores Rodriguez Perez: A consulta era feita pelo catálogo tradicional, um catálogo de fichas. Ela era presencial, era preciso vir à biblioteca para consultar o catálogo e o acervo. A solicitação de serviços da biblioteca era essencialmente presencial. Algumas informações e atendimentos podiam ser prestados por telefone e por e- -mail. Com a chegada da internet, abriu-se um novo caminho. Agora a consulta é on-line, 24 horas por dia, sempre no ar.

O que terá de novo no site?

Dolores: O novo site apresenta um design moderno, mais interativo, rico em informações, serviços, de navegação mais fácil, com foco direcionado ao acesso às fontes de informação disponibilizados pela biblioteca. Com essas explicações eletrônicas, a biblioteca pode agora oferecer até o texto completo, não só a referência. Atualmente, nós disponibilizamos muito mais conteúdos eletrônicos do que as publicações impressas que temos no acervo.

O espaço do usuário também será reformado dentro do novo site?

Giuliano Ferreira: Sim. A atualização do site é dividida em duas etapas. A primeira é essa reformulação gráfica. Nós mexemos no layout, melhoramos o acesso aos conteúdos, às informações e aos serviços. Tudo ficou mais claro dentro do novo site. E já está prevista uma segunda etapa desse processo, que é a atualização do sistema da biblioteca. Com a entrada do novo sistema, a área de usuário vai ser toda reformulada.

Como a nova assistente virtual, a Bia, vai auxiliar os usuários? Quais são suas funções?

Ferreira: A Bibliotecária Interativa Automatizada (Bia) será uma mediadora da informação, uma facilitadora de acessos da biblioteca. Ela vai responder a dúvidas simples sobre informações gerais da biblioteca como horários e dias de funcionamento, localização das bibliotecas, regulamento e serviços disponíveis. Além disso, ela vai facilitar algumas operações como renovações de livros, avisos de reservas liberadas, avisos de livros que precisam ser devolvidos. Ela vai fazer esse intermédio entre os sistemas da biblioteca e a comunidade por meio de uma plataforma conhecida, como as redes sociais. Por trás dela, existe um sistema de inteligência artificial. É uma assistente que vai aprendendo conforme se conversa com ela e ficando melhor a cada dia.