Uma semana de integração entre design e arquitetura

Isabel de Oliveira

Começa, nesta segunda-feira, 21, a sétima edição da Semana de Design, que faz parceria, pela primeira vez, com o Curso de Arquitetura. O evento inova também com a realização da Caminhada + Bicicletada, quando os participantes vão caminhar ou pedalar até o Jockey Club Brasileiro. Outro diferencial é a valorização dos trabalhos dos estudantes. Palestras ministradas por alunos premiados, apresentação dos melhores projetos dos cursos de Design e Arquitetura e um desfile de moda são algumas das atividades da Semana, o resultado da produção de alunos dos dois cursos. A professora do Departamento de Artes e Design Isabel Oliveira falou do evento, aberto ao público, e da importância que ele tem para os estudantes.

Como começou a Semana de Artes e Design?

Isabel Oliveira:
 Ela surgiu de uma iniciativa dos alunos. O Departamento encampou a ideia e montou uma disciplina eletiva, Design de Exposição, voltada para a Semana, na qual eram feitos os projetos da exposição. Mas como a disciplina podia abrir ou não, nós a desvinculamos do evento, que agora faz parte do calendário da Universidade.

Como surgiu a ideia de fazer essa parceria com o Curso de Arquitetura?

Isabel:
 A parceria sempre existiu. O Curso de Arquitetura é interdepartamental, está vinculado aos departamentos de Artes e Design e de Engenharia Civil. No dia a dia, foi ocorrendo uma aproximação. O escritório modelo, por exemplo, que originalmente era exclusivo do Design, hoje é da Arquitetura também.

Qual a programação deste ano?

Isabel:
 Na abertura do evento, além da exposição dos projetos, vai ter um desfile de moda com as peças criadas pelos alunos, às 17h, seguido de um coquetel. Os alunos premiados vão dar palestras que, na verdade, serão conversas nos Pilotis. A intenção de não realizar as palestras em uma sala fechada é abrir a discussão para toda a Universidade. Neste ano, simultaneamente com a nossa Semana de Design, vai ter a Semana de Design que o jornal O Globo promove. Grande parte das atividades serão realizadas no Jockey Club Brasileiro, aqui na Gávea, pela professora Joy Till, que vai organizar a Caminhada + Bicicletada, uma conexão da nossa Semana com a Semana do O Globo.

O que a Semana representa para os alunos?

Isabel:
 Sem dúvida, é um ótimo cartão de visitas para os alunos. É um componente de peso no currículo, porque só os projetos selecionados são expostos. A visibilidade interna também é muito importante porque a própria PUC-Rio é um universo que tem um impacto no mercado. Daqui saem os empresários que vão compor o mercado de trabalho. Além disso, alguns trabalhos de alunos são selecionados para serem expostos em Milão, na Feira Mundial de Design.