Universidade promove atividades relacionadas ao bem-estar

Com o objetivo de melhorar a saúde dos funcionários, alunos e professores, a Vice-Reitoria Comunitária promove a campanha Sinal de Saúde. A iniciativa pretende estimular as pessoas a fazer exercícios físicos e a procurar se alimentar melhor. Em entrevista ao PUC Urgente, o Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio, explica como é o projeto e quais são as atividades que a Universidade realiza.

Qual é o objetivo da campanha?

Augusto Sampaio: É chamar a atenção para o tema da saúde, porque muitas vezes sabemos das coisas, mas é necessário que nos motivemos. Ou, às vezes, você precisa de alguma coisa e não sabe o que a Universidade pode oferecer. De repente, até desperta nas pessoas o estímulo para que busquem essas possibilidades de melhorar o seu bem-estar. Por exemplo, os médicos dizem que é saudável subir escada. Então, podemos fazer campanhas como: suba um andar e desça dois de escada. Além de melhorar a fila do elevador, vai melhorar a saúde das pessoas. Coisas dessa linha que estamos pensando, coisas concretas que, além de contribuir para o bem-estar das pessoas, com certeza vão servir para melhorar até a vida no Campus.De onde surgiu a ideia de fazer a campanha? Foi uma necessidade que vocês observaram?

Augusto: É bom frisar inicialmente que a Vice-Reitoria Comunitária, dentro de suas funções estatutárias, tem a função de cuidar do bem-estar da comunidade universitária. Entendendo por comunidade universitária os professores, funcionários, alunos e funcionários terceirizados. Além disso, o tema saúde tem muito a ver até com uma das principais agendas da Universidade, que é a sustentabilidade. Por sustentabilidade, às vezes pensamos só em um planeta melhor. No fundo, isso tudo é saúde. Dentro dessa linha de pensamento, de procurar viver em um ambiente sustentável, pensando sempre no bem-estar das pessoas, resolvemos fazer essa campanha de saúde de uma maneira sistemática. Não vai acontecer somente agora, mas será permanente.Como vocês vão oferecer esse bem-estar à comunidade PUC?

Augusto: Eles já são oferecidos, agora é tentar divulgar para que as pessoas saibam e possam participar. Oferecemos à comunidade determinadas atividades, ações concretas que visam a atingir o nosso objetivo. Com isso, tendo condições boas de convivência e, também, que ela tenha a possibilidade de usufruir dos serviços que a gente pretende colocar à disposição da comunidade. E oferecer uma série de atividades nos mais diversos setores.Que atividades a Universidade oferece?

Augusto: Nós temos várias coisas, como musculação, yoga, aulas de surfe e uma parceria com o clube do Flamengo, para que os professores, funcionários e alunos possam usar a piscina. Oferecemos ginástica laboral e um consultório de psicologia que atende o público da Universidade. A consulta serve, de repente, para mostrar o caminho, e não para curar a pessoa. Além disso, temos uma nutricionista na Medicina Ocupacional para ajudar a pessoa a fazer uma dieta alimentar. Tanto a Vice-Reitoria Comunitária quanto a Vice-Reitoria Administrativa oferecem aos seus funcionários uma série de possibilidades de se sentirem melhor. Há também os Amigos do Coração, que acompanham os cardíacos.