Visibilidade para trabalhos de design

Com o propósito de dar maior visibilidade aos trabalhos dos alunos e incentivar os projetos elaborados dentro da Universidade, será realizada a 10° Semana de Design PUC-Rio desta segunda, 7, a sexta-feira, 11. A abertura será nesta segunda, às 13h, nos pilotis da Ala Kennedy. A exposição estará aberta, diariamente, das 8h às 17h. O diretor do Departamento de Artes & Design, professor Cláudio Magalhães, e a responsável pela produção executiva, professora Mônica Saddi, explicam como serão organizadas as atividades e quais são as novidades para a edição deste ano. Mais informações sobre a Semana de Design na página dad. puc-rio.br/semana-design.

Qual é a proposta da Semana de Design?
Cláudio Magalhães:
 Mostrar um pouco da produção dos alunos para a PUC. Para fazer a exposição, nós precisamos selecionar, e a seleção é uma espécie de diagnóstico. Vários professores se juntam e recebem esse conjunto. É um momento importante para ver o que o que os alunos estão produzindo, e é também uma forma externa de avaliação do curso.

Qual é o diferencial desta edição?
Magalhães: Antigamente, só havia exposição e desfile de moda. Agora, vai ter uma feira com trabalhos de alunos. Neste ano, haverá mais palestras, que foram organizadas pelos alunos, e as salas de aula vão ser impactadas por elas, pois serão realizadas dentro das disciplinas. Precisamos de gente com iniciativa, os alunos estavam animados para colaborar, e nós demos espaço para eles. Agora, todos os períodos podem participar. Neste semestre, também incorporamos a indicação dos alunos, pois antes era feita só por professores.
Mônica Saddi: Neste ano, nós vamos oferecer uma programação mais extensa que nos anos anteriores. Desta vez, a organização foi feita de aluno para aluno. São os alunos dando palestras, oficinas e workshops para os outros, pois existem estudantes que já estão no mercado de trabalho e ainda estão na graduação. Os alunos serão protagonistas de todas as atividades. As oficinas foram escolhidas a partir do levantamento que o Centro de Representação dos Alunos de Artes (CRAA) fez. Também haverá a continuação do apadrinhamento de alunos calouros, que foi uma iniciativa espontânea de alunos veteranos darem dicas sobre o curso através de pareamentos.

Como vocês planejaram esta semana?
Mônica:
 Serão 22 atividades, entre workshops, oficinas e conversas. Algumas palestras são relacionadas ao design dos Jogos Olímpicos com pessoas de fora da Universidade que participaram do projeto Rio 2016 e vão apresentar os mascotes, a identidade visual dos Jogos, design e propriedade intelectual, além da experiência dos espectadores. Desta vez, haverá uma feira de produtos de alunos que já elaboram por conta própria e estão entrando no mercado de trabalho por meio do Facebook. A ideia é fazer testes de produtos não só para as pessoas olharem os objetos criados, como também testar quesitos relacionados ao preço e à forma de exposição. O desfile de moda é feito com projetos que os alunos fazem do 6º período em diante, especialmente nos projetos finais. O Guto Índio da Costa (arquiteto e designer) também virá falar sobre o design do VLT.

O que é feito com os trabalhos que participam da semana?
Magalhães:
 A partir da seleção, o Departamento faz o catálogo dos trabalhos e disponibiliza on-line. Nós recolhemos o material dos últimos três anos, por exemplo, e mandamos para Dubai. Quatro trabalhos foram escolhidos, e os alunos tiveram o direito de viajar para lá com tudo pago por cinco dias para participar da divulgação dos produtos. Esse processo só foi rápido porque já temos o acervo dos trabalhos catalogados.

Programação: Segunda-feira, 7
13h: Abertura – Pilotis da Ala Kennedy
14h: Oficina de Desenho Pontilhista (Mila Carneiro)

Terça-feira, 8