X Semana da Cultura Religiosa

Sementes de saber, sabor e sabedoria é o tema da X Semana da Cultura Religiosa, que ocorrerá entre esta segunda, 17, e sábado, 22. A abertura da programação será às 15h, no Salão Dom Luciano Mendes, no subsolo da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Os professores Alexandre Souza Chaves, do Departamento de Teologia, e padre Marcos Vinício M. Vieira, coordenador da Cultura Religiosa (CRE), apresentam os destaques dessa edição e fazem um balanço dos dez anos de encontro.

Qual a proposta do encontro?

Alexandre Chaves – Esta é a décima semana da CRE. Estamos fazendo memória de todas as coisas que ocorreram nesses anos. Tentamos articular o conhecimento religioso com a ciência e com as questões do mundo.

Marcos Vinício M. Vieira – Historicamente, são mais de 70 anos que a PUC tem a disciplina de Cultura Religiosa, que tem uma missão de interagir o conhecimento acadêmico com as práticas que a gente tem realizado. É uma dinâmica interdisciplinar que vai além da própria cultura.

Qual o balanço que vocês fazem desses dez anos de Semana?

Chaves – Essa atividade é interdisciplinar e, em todas as edições, nós escolhemos um tema central que é discutido por vários caminhos, e sempre convidamos outros departamentos para fazer esse contraponto.

Padre Marcos Vinício – Esse diálogo entre a fé, a cultura e a ciência gera cada vez mais uma aproximação. Os frutos desses dez anos da Semana da CRE têm sido de grande valia, tivemos várias experiências e queremos sintetizar um pouco desses dez anos nessa décima edição. O futuro da religião e o futuro da ciência são temas bem pertinentes e serão discutidos durante a Semana.

Chaves – Algumas mesas são exatamente iguais a outras que já tivemos, e fizemos isso de propósito, justamente para apontar essa continuidade da reflexão de alguns temas que estão sempre presentes, como por exemplo a origem da vida, a evolução e a criação.

Quais os destaques desta edição?

Chaves – Vamos ter oficinas, exposições de arte, lançamentos de livros de professores da Cultura Religiosa, uma celebração inter-religiosa que será realizada no último dia. Teremos ainda, no sábado, uma caminhada reflexiva sobre a questão socioambiental pelo campus, também aberta a todos que queiram participar.

Padre Marcos Vinício – A exposição O Sagrado Primitivo é um dos grandes destaques da Semana. Ela vai estar no salão da Pastoral Universitária, aberta ao público.

Como os pensamentos do Papa Francisco influenciam esta edição da Semana da CRE?

Chaves – Uma das mesas vai abordar esse tema Deus é jovem: O pensamento do Papa Francisco e a juventude contemporânea. Quem vai participar desse debate é a teóloga Tereza Cavalcanti e um jovem da pastoral da juventude da Arquidiocese do Rio de Janeiro. O Papa Francisco fala ao coração humano, ele tem uma capacidade de diálogo com o mundo, a palavra dele é uma palavra de sabedoria.

Padre Marcos Vinício – Essa temática Deus é jovem mostra o papel do jovem na própria história da Igreja. A juventude é o presente e o futuro.

A Semana é voltada apenas para os alunos de Teologia ou é aberto aos demais alunos?

Chaves – Ela é aberta aos estudantes matriculados na disciplina de Cultura Religiosa, que é interdisciplinar. Todo o semestre, alunos de todos os cursos passam por essa disciplina. E, em todas as edições, nós escolhemos um tema central que é discutido por vários caminhos, sempre convidamos outros departamentos para fazer esse contraponto. Mas as atividades são abertas para todos que desejem participar. É só chegar que serão muito bem-vindos.