XV Mostra PUC busca volta às origens

Criada em 1997, a Mostra PUC chega em 2012 à 15ª edição com quase 70 empresas participantes. O evento, considerado a maior feira de oportunidades do país e que já empregou mais de 25 mil alunos, busca este ano resgatar as origens, dar mais ênfase à produção acadêmica da Universidade e mostrar a preocupação da PUC com as questões ambientais. Responsáveis pela organização do evento, o coordenador da Coordenação Central de Estágios e Serviços Profissionais, professor André Lacombe, e o Vice-Reitor Comunitário, professor Augusto Sampaio, conversaram com o PUC URGENTE e contaram as expectativas para a Mostra deste ano.

Após um ano sem a Mostra PUC no calendário da Universidade, qual a expectativa para o retorno da realização deste evento?

André Lacombe: O que oferecemos com a Mostra PUC é uma possibilidade de uma mostra generalizada. Todos os professores, pesquisadores e alunos foram convidados a participar e muitos toparam expor o que fazem aqui. A PUC se mostra não só para toda a comunidade, mas também para os empresários que vêm apresentar projetos e vagas e veem nessa oportunidade uma chance de recrutar talentos. É um ambiente em que há interação entre professores, empresários, pesquisadores e visitantes para conhecer um pouco do que a PUC faz.

Augusto Sampaio: Organizamos essa festa de grande porte com os portões abertos. As chances de contratação são abertas para todos, tanto para quem é da PUC, quanto para quem é de fora. Há um grande envolvimento entre a Mostra e a sociedade, de maneira geral. Todos estão convidados e a PUC está se mostrando em peso em diversas atividades. O conceito de Mostra PUC volta a funcionar como antes. O objetivo é resgatar a essência da Mostra, que foi sendo perdida ao longo dos anos. O campus está aberto e há expectativa de um grande número de visitantes. Nos anos anteriores, recebemos uma média de 50 mil a 100 mil pessoas e este ano esperamos repetir esses números.

O que esta edição pretende ter de diferente das demais?

Lacombe: A Mostra este ano busca reincorporar a PUC dentro da exposição. É uma tentativa de fazer diferente do que foi feito nos últimos anos. Toda a PUC esteve ligada de alguma forma à Mostra. Desde o projeto arquitetônico até a revisão dos contratos e a parte de comunicação. Este ano também teremos um espaço físico diferente. Saímos dos pilotis e fomos para os jardins. Há uma mescla entre os estandes empresariais e estandes da própria Universidade.

Sampaio: Vamos abrir as portas da PUC para a sociedade, e mostrar o que fazemos como Universidade e dar a chance para os nossos estudantes de serem empregados em grandes empresas. É a Universidade se abrindo, mostrando, e convocando docentes, discentes e funcionários para participar de um evento que tem a cara da PUC. A Mostra PUC não é um evento apenas da PUC, mas de toda a sociedade carioca.

Lacombe: Também queremos aos poucos, na medida do possível, incorporar a pós-graduação. Além das vagas de estágio e trainee para os alunos da graduação, foi combinado com as empresas participantes que elas trouxessem vagas nesses três campos.

Como a pessoa que vier à Mostra PUC pode aproveitar ao máximo o evento?

Lacombe: Ela vem aqui, visita os estandes, pode assistir a uma variedade de vídeos que serão apresentados, há exposições para ver protótipos, inovações e projetos, além de lançamentos de livros e palestras acadêmicas. O trajeto não é autoexplicativo, mas, se a pessoa aproveitar um pouco do que é oferecido em cada estande, ela viverá a experiência da Mostra por completo.

Sampaio: O estudante precisa entender que o Rio de Janeiro viverá um momento de alto recrutamento e aumento do número de vagas, tornando-se um grande polo de empregabilidade. As empresas vão cadastrar muitos alunos e, futuramente, com a necessidade de uma maior demanda, a chance de estas pessoas serem chamadas é grande. Seja ele mais novo ou mais velho, o aluno deve participar e vir até a Mostra PUC.

A ideia é que ela volte a acontecer anualmente?

Lacombe: A princípio, o objetivo é que ela continue e que passe por outras reformulações no futuro. A Mostra PUC deixou de ser, com o passar do tempo, uma feira somente de vagas estágios e a expectativa é que ela cresça, agora, para estágios e empregabilidade, trazendo mais a pós-graduação e se concentrando na produção da PUC como conteúdo a ser exposto.

Por que relacionar a Mostra PUC deste ano com a sustentabilidade?

Lacombe:
 O ano de 2012 convidava para isso. Quando estava estruturando o projeto para a Mostra deste ano, pensei por que não incorporar as diretrizes da Agenda Ambiental da Universidade com os eventos da casa. Foi natural que a sustentabilidade estivesse diretamente ligada à XV Mostra PUC. O conceito de sustentabilidade neste primeiro ano dará o primeiro passo e a ideia é que cada vez mais a sustentabilidade se junte ao conceito da Mostra.