Entrevistas

PUC-Rio moderniza sistema de avaliação de professores e disciplinas

PUC-Rio moderniza sistema de avaliação de professores e disciplinas

O coordenador Central de Planejamento e Avaliação, Marco Antonio Casanova, está à frente das mudanças no processo de avaliação dos professores (Foto: Matheus Santos)

A PUC-Rio lançou atualizações no sistema Avalie, plataforma que integra os processos de avaliação institucional e permite que a comunidade acadêmica participe da coleta de dados e acompanhe os resultados. Neste semestre, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), formada por representantes de professores, alunos e funcionários, revisou o processo de avaliação dos docentes e disciplinas, contando com a colaboração de um grupo de alunos voluntários. O questionário foi reformulado, com um menor número de perguntas, para que os alunos consigam concluir a avaliação das disciplinas e dos professores em cerca de 5 a 10 minutos. Atendendo a um pedido do corpo discente, o período de coleta foi antecipado e ocorrerá entre os dias 12 de novembro e 26 de dezembro. Assim, os resultados poderão ser consultados já no período de simulação de matrícula. A avaliação contempla disciplinas tanto da graduação quanto da pós-graduação stricto sensu, reforçando o compromisso da universidade com a transparência e a melhoria contínua da qualidade do ensino. O PUC Urgente conversou com o presidente da Comissão Própria de Avaliação e Coordenador Central de Planejamento e Avaliação, Marco Antonio Casanova, que falou sobre as mudanças na forma de avaliação dos professores.

Quais foram as principais mudanças implementadas na reforma do sistema AVALIE?
Marco Antonio Casanova: O AVALIE é o sistema que integra os processos de avaliação institucional da comunidade PUC-Rio, com funcionalidades para coleta online de dados e posterior divulgação dos resultados. Ao longo deste semestre, a Comissão Própria de Avaliação (CPA), composta por representantes de professores, alunos e funcionários da universidade, trabalhou intensivamente na revisão de um desses processos: a avaliação semestral dos professores e disciplinas pelos alunos. A CPA contou ainda com a colaboração de um grupo de alunos voluntários nessa revisão. O resultado final foi a definição de um novo processo de coleta de dados e uma nova forma de apresentação dos resultados. Para a coleta de dados, a CPA reviu o questionário e reduziu significativamente o número de perguntas, de tal forma que os alunos possam avaliar todas as suas disciplinas e professores do semestre em cerca de 5 a 10 minutos. O aluno poderá entrar diversas vezes no sistema, aproveitando pequenos intervalos livres de tempo, para responder gradativamente o questionário. A interface do sistema também sofreu alterações, permitindo o preenchimento do questionário via celular, de forma simples. O período para a coleta dos dados foi antecipado, a pedido dos alunos. Inicia-se no dia 12 de novembro, terça-feira, quando os alunos ainda estão em período de aulas, mais disponíveis para participar. A coleta se encerrará em 26 de dezembro, para que a consulta aos resultados esteja disponível aos alunos desde o período de simulação da matrícula, permitindo que montem suas grades mais bem informados e conscientes. É importante lembrar que a avaliação comporta as disciplinas da graduação e da pós-graduação stricto sensu.

Como essas atualizações tornam o processo de avaliação mais rápido e fácil para os alunos? 
Marco Antonio Casanova: A interface amigável via celular já facilita muito a avaliação, pois o acesso móvel é, hoje, a principal modalidade de interação computacional dos alunos. Além disso, o sistema salva as avaliações em andamento, permitindo que o próprio aluno gerencie seu tempo e faça a avaliação paulatinamente, se desejar. O aluno poderá, portanto, participar da avaliação quando e onde lhe for mais conveniente. A principal mudança é, contudo, no questionário, que foi significativamente reduzido em relação à versão anterior, após análise criteriosa de representantes dos professores e alunos. O questionário possui agora duas perguntas por disciplina e quatro por professor, todas curtas e objetivas. Basta que o aluno marque a opção que melhor represente a sua opinião. Se desejar, poderá incluir comentários para cada uma das perguntas.

Quais são os impactos esperados das melhorias do sistema AVALIE na qualidade do ensino e na performance dos docentes? 
Marco Antonio Casanova: Um dos componentes importantes para a qualidade do ensino é a existência de um canal aberto de escuta dos alunos, que proporcione um feedback ao professor de como suas atividades são recebidas pelas turmas com as quais trabalha a cada semestre. O corpo docente da PUC-Rio já incorporou essas avaliações como instrumentos de aperfeiçoamento. Cada professor pode consultar os resultados e analisar seus pontos fortes e os pontos a aprimorar, da perspectiva de diferentes turmas e semestres. Por sua vez, as comissões de carreira docente utilizam os resultados da série histórica da avaliação discente como um dos indicadores da avaliação do professor na instituição. Nos últimos três anos, contudo, a CPA observou uma queda na participação dos alunos na avaliação. Isso traz um impacto importante na representatividade estatística dos resultados, uma preocupação constante dos professores. A CPA espera que as mudanças no processo de avaliação de professores e disciplinas ajudem a reverter essa tendência, para que os resultados obtidos possam ser mais representativos e, consequentemente, ganhem maior força junto ao corpo docente e à universidade. A principal demanda dos professores em relação à avaliação sempre foi a de que todos os alunos os avaliem, para que eles possam ter uma fotografia realista de sua performance, que embase mudanças nas práticas individuais, bem como estratégias institucionais na docência.

Qual é a expectativa em relação à adesão dos alunos ao novo sistema de avaliação? Há medidas para incentivar uma maior participação? 
Marco Antonio Casanova: Nossa expectativa é que os alunos participem em sua totalidade, entendendo que quanto maior for a participação, maior será o impacto dos resultados obtidos. Há muito a ser feito nessa direção. Esperamos um aumento significativo já neste semestre, em função das reformulações realizadas, mas temos consciência de que nosso trabalho deve ser contínuo e de que os resultados serão melhor avaliados no médio prazo. É preciso que os alunos passem pela avaliação deste semestre, percebam as mudanças, consultem os resultados e retornem em 2025.1 com participação ainda maior. Para incentivar a participação em 2024.2, estamos solicitando aos professores que incentivem os alunos de cada uma de suas turmas a fazer as avaliações no final do semestre. Contamos também com os alunos que colaboraram conosco na reformulação da avaliação como agentes multiplicadores. Concebemos uma campanha de divulgação, envolvendo a fixação de cartazes com o QR Code do sistema em locais estratégicos do campus, em particular na porta das salas de aula. Enviaremos, para cada participante, SMS e e-mail com link de acesso ao AVALIE e breves explicações sobre as reformulações realizadas. Para finalizar, é sempre importante comunicar ao aluno que a avaliação é anonimizada, garantindo o sigilo das informações postadas no sistema.