Notícias

Mensagem do Reitor

Querida comunidade universitária,

Chegamos ao final de mais um ciclo acadêmico, depois de convivermos um ano inteiro em um campus vivo, cheio de encontros e troca de saberes, onde nos esforçamos para que todos possam se sentir vistos, ouvidos e acolhidos. Neste momento, penso em nosso competente corpo de funcionários, em todo nosso qualificado e premiado corpo docente e, de modo muito particular, no brilhante e tão cheio de talentos corpo de estudantes da PUC-Rio. Com sentimento de verdadeira paz e alegria, gostaria de expressar minha sincera gratidão dirigida em um abraço a cada pessoa que faz da nossa universidade uma instituição tão querida e tão prestigiada.

É com cada um de vocês que, desde a Gávea, com o olhar para o horizonte e para o futuro, temos podido alçar voos cada vez mais altos rumo às fronteiras dos desafios que põem à prova nosso compromisso com processos educativos de excelência. A PUC-Rio está plena de vitalidade, seja no topo dos rankings, seja no coração de seus membros.

Vitalidade! Talvez seja esta a melhor expressão a se fazer ressoar nestes ciclos festivos de final de ano, quando a Igreja Católica celebra um dos mistérios centrais de sua fé: o da encarnação de um Deus que assume a história humana na inteira fragilidade de um menino pobre, mas trazendo vida, e vida em abundância para todos. No Natal cristão, contemplamos a forma como Deus, a despeito das debilidades humanas, entra na história para dar, pelo amor, plenitude ao sentido de nossas vidas.

Neste Espírito, renovamos nosso compromisso com uma educação superior centrada na pessoa humana, a serviço da vida de todos, especialmente dos jovens e das pessoas mais empobrecidas e vulnerabilizadas em nossa sociedade. Fortalecidos nesse mesmo amor, desejamos celebrar juntos a vitalidade de nossa instituição prestes a completar seus 85 anos de existência.

Que o Espírito de amor, gratidão e comunhão nos contagie a todos. Que o ar e o sopro deste Espírito impulsionem e sustentem voos ainda mais altos para todos nós no Ano Jubilar de 2025. Um abençoado e santo Natal a todos! Felizes festas de final de ano, cheias de vitalidade.

Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J.