Destaque

Rumo à COP30: Congresso na PUC-Rio celebra Laudato Si’ e debate futuro sustentável

Rumo à COP30: Congresso na PUC-Rio celebra Laudato Si’ e debate futuro sustentável

Augustina Rodriguez, Emilce Cuda e Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J: compromisso com a sustentabilidade

Em comemoração aos 10 anos da encíclica Laudato Si’, criada pelo Papa Francisco, a Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum (RUC) promove um congresso internacional reunindo instituições acadêmicas, representantes da Igreja e lideranças de toda a América. O evento, sediado na PUC-Rio, entre os dias 20 e 23 de maio, com atividades das 9h às 19h, reforça o compromisso da comunidade universitária com a sustentabilidade, o diálogo intercultural e a formação de lideranças voltadas para os desafios socioambientais do século XXI. Conversamos com a presidente da RUC, Agustina Rodriguez, a secretária da Pontifícia Comissão para América Latina (PCAL), Emilce Cuda, e com o Reitor da PUC-Rio, Pe. Anderson Antonio Pedroso, S.J., sobre a origem da RUC, o apoio do Vaticano e o papel da universidade anfitriã nesta caminhada rumo à COP30.

Qual é a origem da RUC e qual o seu principal papel na promoção de mudanças para o século XXI?
Agustina Rodriguez:
A RUC é uma rede que reúne mais de 230 universidades de toda a América e tem como objetivo trabalhar o pensamento da Laudato Si’ e da Agenda 2030 das Nações Unidas. A RUC nasceu em 2016, após o lançamento, em 2015, da Laudato Si’ e da Agenda 20230 como preparação para a cúpula de mudança climática, que resultou no acordo de Paris. Essa rede tem uma importância muito especial, porque nos permite criar um ambiente heterogêneo, diverso e plural de pensamento. Dessa forma, nossos pesquisadores e pesquisadoras podem desenvolver ideias para serem apresentadas em documentos essenciais. Além disso, nosso principal objetivo é poder formar líderes para essas mudanças tão necessárias para o século XXI.

Qual é a importância do apoio da Pontifícia Comissão para a América Latina (PCAL) ao congresso em comemoração aos 10 anos da Laudato Si’?
Emilce Cuda:
Estamos muito felizes pela Pontifícia Comissão para a América Latina (PCAL) da Santa Sé em poder apoiar esse congresso em torno do 10º aniversário da Laudato Si’, proposto pela Rede de Universidades para Cuidado da Casa Comum (RUC). No congresso, vamos fortalecer a construção de pontes entre todas as Américas e agora, nos aproximando da Península Ibérica.

Qual é o papel da PUC-Rio na realização do Congresso da RUC e na promoção do cuidado com a Casa Comum em preparação para a COP30?
Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J:
Nós, da PUC-Rio, estamos muito felizes em acolher esse Congresso da RUC. Como uma universidade pontifícia, somos chamados a construir pontes. Estamos unindo todo o continente americano e nos abrindo para o mundo, para celebrar os 10 anos da encíclica Laudato Si’. Papa Francisco partiu, mas nos deixou tarefas. Uma delas é o cuidado da Casa Comum. Agora, sob a liderança do nosso Papa Leão XIV, estaremos unidos aqui no Rio, e é do Rio de Janeiro que vamos pensar o caminho até a COP30-Belém. Sejam todos bem-vindos!