Notícias

Líderes universitários abraçam educação integral, inovação tecnológica e cidadania

Por: Ana Beatriz Aprígio*

Líderes universitários abraçam educação integral, inovação tecnológica e cidadania

Simpósio Internacional renova, na PUC-Rio, estratégias conjuntas para agregar recursos como Inteligência Artificial à formação de cidadãos alinhados à justiça social e à sustentabilidade

Mais de cem líderes latino-americanos iluminaram, no Simpósio de Inovação Educativa da Associação de Universidades Confiadas à Companhia de Jesus na América Latina (AUSJAL) 2025, entrelaces entre educação e tecnologia voltados ao bem comum. Reunidos ao longo da semana passada, no Auditório Padre Anchieta da PUC-Rio, reitores, diretores acadêmicos, pesquisadores e autoridades como o presidente da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (CPAL), Padre Rafael Garrido Vargas, S.J., debateram estratégias para a superação de desafios globais e locais. Apontaram caminhos para um mundo mais justo, solidário, sustentável, um mundo criativo, responsável, pacífico.

“Ao reunirmos representantes de universidades jesuítas de vários países da América Latina, estimulamos reflexões e estratégias em torno do poder transformador da educação. Para inovar, devemos reconhecer a pessoa em sua totalidade. A educação integral forma, mais do que profissionais competentes, cidadãos comprometidos com a justiça social, a paz e a sustentabilidade”, enfatizou o Reitor da PUC-Rio e presidente interino da AUSJAL, Padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., na abertura do simpósio. Ele acrescentou:

“As universidades jesuítas buscam formar pessoas autônomas, pessoas com a capacidade de promover o diálogo do saber com a sociedade.”

Sob o tema central “Acompanhamento Integral na Educação Jesuíta: Formação Humanista na Era da Informação e da Inteligência Artificial”, os participantes discutiram, em especial, o uso consciente e humanístico da IA. Com participação de integrantes de 30 universidades jesuítas latino-americanas, as conferências, oficinas e rodas de conversa confluíram para cooperações em defesa da Casa Comum, alinhadas à integração entre educação, inovação tecnológica, desenvolvimento humano e responsabilidade socioambiental.

“Temos de estar muito preparados para não só trabalhar com IA, mas entender bem as lógicas da IA, inclusive as lógicas políticas e sociais”, salientou Padre Anderson, durante um dos painéis sobre o assunto. Deles participaram, por exemplo, o diretor de Educação da UNESCO, professor Valtencir M. Mendes; o diretor da Rede Jesuíta de Educação Básica, professor Fernando Guidini; e o diretor o Instituto PUC-Behring de Inteligência Artificial, professor Renato Cerqueira.

O simpósio comemorou os 40 anos da AUSJAL, assim como a 24ª Assembleia da rede. Os líderes universitários apresentaram um relatório que consolida reflexões e sugestões depuradas em seis anos de trabalho da Associação. Também compartilharam um plano estratégico que promove a colaboração entre as 30 instituições que cumprem a missão educativa da Companhia de Jesus na América Latina e no Caribe.

A comemoração estendeu-se a uma visita ao Cristo Redentor (foto ao lado) e, logo depois, à Missa, celebrada em espanhol, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, na manhã da quinta-feira passada. Celebrou-se também a convergência internacional, renovada nesse encontro histórico acolhido pela PUC-Rio, entre a ética e o humanismo digital na educação jesuíta.

*Estagiária do Comunicar, sob orientação da editora Luciana Brafman.

*Participaram também da cobertura os estagiários Matheus Lopes, Nathan Soares e Patrick Mattos