Mudanças na matrícula
30 de novembro de 2012 as 06:30
A Universidade melhorou os procedimentos de renovação de matrícula para 2013.1, trazendo algumas novas características. A primeira fase começará em 7 de dezembro e irá até o dia 17 de janeiro de 2013, diretamente pelo PUC Online, com um prazo significativamente maior que o do passado. Os graus finais já estarão disponíveis, e haverá tempo suficiente para o aluno procurar orientação acadêmica. Os resultados sairão no dia 9 de fevereiro. Esta extensão de prazo foi proposital, porque a primeira fase da matrícula é a mais importante. Para explicar as mudanças da renovação de matrícula para 2013.1, o PUC URGENTE conversou com a Coordenadora Central de Graduação, professora Daniela Vargas, e com o Diretor de Admissão e Registro, professor Washington Braga.
Por que é tão importante que o aluno dedique tempo e atenção à 1ª fase da matrícula?
Daniela Vargas: Porque é com base no resultado dessa primeira fase que nós fazemos todo o acerto do planejamento acadêmico: turmas são criadas e canceladas e o número de vagas em disciplinas e turmas pode ser aumentado. É quando os alunos nos mostram quais são as disciplinas com maior procura. A partir daí, o planejamento acadêmico, em termos de disciplinas, horários, turmas, salas e professores que estão sendo oferecidos, é consolidado. Por isso ela é tão importante para a administração central. É, deve ser dito, talvez ainda mais importante para os alunos porque é o momento quando todas as turmas e vagas estão disponíveis. O aluno deve tentar usufruir ao máximo disto.
Washington Braga: Se o aluno quiser ter um bom horário no período seguinte, ele precisa se planejar, fazer suas opções acadêmicas. Se deixar para se planejar quando as aulas já tiverem começado, na 3ª fase, por exemplo, terá que pegar as últimas vagas que sobram, sem muitas opções de disciplinas ou horários. Com atenção à primeira fase de matrícula, o aluno pode se preparar e pensar nas possibilidades de sua vida acadêmica.
Por que foi eliminada a fase de Ajuste de Matrícula?
Washington: A ideia é fazer o aluno valorizar a primeira fase e usar as segunda e terceira fases para a realização de uma sintonia fina de sua solicitação. Nós buscamos evitar que o aluno faça a primeira fase da matrícula sem refletir. O Ajuste não foi pensado para o aluno refazer todo o seu procedimento de matrícula, não era para ele começar do zero, jogando fora as disciplinas e turmas que já havia conseguido. O Ajuste de Matrícula foi pensado para pequenas correções. Neste momento, quisemos quebrar esse sentimento de alguns alunos de não dar a devida importância à primeira fase da matrícula, achando que poderiam encaixar disciplinas importantes na segunda ou terceira fases. Por isso, aumentamos o período da primeira fase, para chamar a atenção a esta relevância. Os demais prazos são significativamente mais curtos.
Como a Universidade está trabalhando para auxiliar o aluno na montagem de um bom horário?
Daniela: O PRISMA – Programa de Instrução à Solicitação de Matrícula Acadêmica, que foi desenvolvido por alunos do Departamento de Informática, estará disponível online. Este programa, já em uso há alguns períodos, auxilia o aluno na preparação das grades de horário resolvendo problemas de disciplinas em horários coincidentes. Por usar o falta cursar do aluno, também evita que ele se esqueça de pedir uma disciplina obrigatória do período. Além disso, os coordenadores de graduação irão orientar calouros e alunos de 2º período sobre o procedimento de matrícula.
Alguma observação adicional?
Daniela: Sim. Na matrícula, a ordem em que as disciplinas são pedidas altera, e muito, o resultado final. O sistema lê as solicitações linha a linha, sem distinguir se a disciplina é obrigatória, optativa ou eletiva. Assim, o aluno deve começar pedindo as disciplinas obrigatórias do período, deixando as optativas e, finalmente, as eletivas, nesta ordem, para as linhas subsequentes. O prejuízo de uma perda de vaga em disciplina obrigatória é muito grande, podendo até atrasar a formatura.
O que é a segunda fase de matrícula departamental? Não é igual ao Ajuste de Matrícula?
Daniela: Não. A diferença entre eles é que, nesta segunda fase, só vão estar disponíveis disciplinas do próprio departamento. Rigorosamente falando, a Universidade está antecipando, nessa segunda fase, o que se fazia no De-Para presencial, na segunda semana de aula. É bom para o aluno, pois queremos que ele, no primeiro dia de aula, já tenha todas as disciplinas em sua grade, evitando faltas desnecessárias.
Qual é a função do De-Para?
Daniela: O De-Para serve para pequenas alterações, levando em conta possíveis imprevistos na vida do aluno após ele ter feito o pedido de matrícula, como, por exemplo, um novo estágio em horário conflitante com o de uma disciplina. Porém, a essa altura, os alunos irão disputar as vagas que sobraram, nós não iremos criar novas vagas.