Entrevistas

Preparada para a sustentabilidade

Preparada para a sustentabilidade

Como serão as atividades do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável?
Fernando Walcacer:
 O Fórum é o encontro de representantes da ciência e da tecnologia do mundo inteiro. É o grande encontro paralelo à Rio+20. Certamente, documentos produzidos no encerramento do evento serão utilizados na Rio+20. Será um evento fechado. O ginásio será destinado exclusivamente aos delegados do ICSU. As discussões serão exibidas em telões espalhados pela Universidade. Alguns conferencistas poderão ministrar palestras para grupos da PUC no campus.


O que se espera do evento Ideias Justas?
Walcacer:
 O evento é parecido com o Fórum, mas em menor escala. O IIED, entidade que organiza o evento, existe há mais de 40 anos e é umas das ONGs mais influentes do mundo em matéria de desenvolvimento sustentável e pesquisas. O evento do IIED é aberto à Universidade. A ideia é que haja uma grande mobilização de alunos e professores, mas principalmente de estudantes da pós-graduação da universidade. Uma participação efetiva e que possibilite a interação com os expositores. A expectativa é que a comunidade PUC participe.

Como será o trabalho dos voluntários?
Walcacer:
 Há uma pré-inscrição de voluntários no NIMA. Para o aluno de pós-graduação, a sugestão é que ele vá até departamento e procure o professor responsável. O aluno da graduação vai ajudar ao buscar palestrantes e trazê-los para PUC, testar microfones, informar a localização das mesas-redondas e servir água para palestrantes. Já o aluno de pós-graduação deverá tomar notas sobre as questões a serem levantadas e gerar relatórios ao fim de cada mesa de discussão. Seria uma participação mais científica. Mas ambas são importantes, necessárias e muito bem-vindas. Todos têm a ganhar com esta experiência.

Qual é o objetivo do seminário interdisciplinar?
Walcacer:
 A Universidade de Priceton desenvolveu uma metodologia de ensino multidisciplinar, segundo a qual professores se encontram uma ou duas vezes por mês num almoço. No encontro, eles apresentam suas pesquisas e há a colaboração de todos. A qualidade das pesquisas melhora. Vamos realizar um seminário exclusivo para professores e alunos de pós-graduação. A ideia é trocar experiências para adaptar a metodologia e desenvolvê-la na PUC. Queremos formar uma nova geração de professores que tenham uma visão mais aberta em relação às grandes questões ambientais.


Qual é a importância de a PUC sediar esses eventos?
Walcacer:
 O mais importante é avançar na conscientização do aluno da PUC em relação à necessidade do desenvolvimento sustentável e da proteção do meio ambiente. E também avançar na consciência dos professores em relação a esse momento especial que o planeta vive e ao papel especial que se espera da Universidade, já que aqui são produzidos os saberes. Haverá ganhos de conhecimento, formação e reflexão sobre práticas sustentáveis. A PUC vê com muito otimismo os eventos que ela hospedará em junho.