Mensagem de Páscoa
8 de abril de 2022 as 06:30
Na perspectiva da fé, a Páscoa é a passagem da morte para vida, vivida e testemunhada por Jesus Cristo. Na alegria do tempo pascal, dois sentimentos se tornam presentes em nossas existências. O primeiro é a certeza de que a violência da morte sempre é vencida pela força da vida; que o verdadeiro amor supera as dores e os sofrimentos que abatem sobre a vida humana.
A ressurreição de Jesus é a prova inquestionável de que a grandeza do amor incondicional é mais forte do que a morte. O segundo sentimento é a esperança, pois se Cristo ressuscitou, também nós ressuscitaremos; se ELE venceu a morte, também nós a venceremos. A esperança consiste em acreditar que todos os nossos esforços amorosos e os gestos fraternos e solidários, não terminarão neste mundo, mas se prolongarão até a dimensão transcendente da vida.
Em um mundo marcado por polarizações e radicalismos, a Páscoa nos convida a buscarmos esperança de dias melhores, onde o amor supera o ódio, o respeito pelas diferenças nos torne mais tolerantes e fraternos, as contradições geradas pelas violências sejam superadas pela cultura da paz, as alianças vençam as rupturas e a destruição da natureza encontre caminhos sustentáveis para o equilíbrio da casa comum planetária. Que a Páscoa seja uma realidade em nossa Sociedade, Universidade e nas famílias.
Desejo a todos os professores, alunos, antigos alunos, funcionários e benfeitores da PUC-Rio, uma feliz e abençoada Páscoa, na certeza e na esperança que Deus nos concederá uma sabedoria para administrar os desafios atuais e futuros.
Pe. Josafá Carlos de Siqueira SJ
Reitor da PUC-Rio