AFPUC promove feira em homenagem ao Dia das Mães

Por: Giovanna De Luca

AFPUC promove feira em homenagem ao Dia das Mães

Davidson Coutinho e Alfio Neto contam sobre a celebração do Dia das Mães na semana de 2 a 6 de maio. (Foto: JP Araujo)

A Associação dos Funcionários da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (AFPUC) sempre busca homenagear os funcionários em datas comemorativas, e, neste Dia das Mães, não será diferente. O presidente da AFPUC, Davidson Coutinho, e Alfio Neto, que faz parte da nova gestão da associação, contam sobre a celebração do Dia das Mães. Na semana de 2 a 6 de maio, 17 mulheres, empreendedoras e mães, vão expor seus produtos e serviços nos pilotis do Edifício Cardeal Leme. Além dos diversos produtos à venda, duas ações sociais estarão presentes: os Felinos Universitários da Marquês e o NEAM. E Para se associar à AFPUC, acesse.

Que tipos de produtos podem ser encontrados na feira?
Alfio Neto:
Teremos 17 expositores de diferentes segmentos. Dentre eles, produtos de perfumaria, moda praia e fitness, semi-joias e biojoias, arranjos de flores, moda e arte indiana, artesanato e papelaria, artes como mosaicos produzidos com embalagens plásticas, biscoitos e queijos artesanais.
Davidson Coutinho: Complementando a ação da feira, duas ações sociais estarão presentes. Uma é a participação dos Felinos Universitários da Marquês (FUM), que é um projeto realizado dentro do campus da PUC com os gatinhos que habitam aqui. A direção da FUM vai vender produtos para arrecadar dinheiro destinado a alimentar e cuidar dos gatos. O NEAM também vai estar presente, desta vez, vendendo produtos recicláveis.

De que forma a feira homenageia as mães?
Davidson:
A AFPUC é a associação de funcionários e professores da PUC, já existe desde 1964 e oferece diferentes atividades para os associados – recreativas, desportivas e de representatividade interna política dentro da Universidade. Os eventos promovidos por nós têm esse intuito; no caso da feirinha, queremos homenagear as mamães que estão no campus diariamente, funcionárias, professoras, alunas e terceirizadas. A estrutura da feirinha é por si só uma homenagem.

Neto: Todas as expositoras são mães, inclusive nós temos uma expositora, Dona Sueli, que além de ser nossa associada, vai vender produtos de beleza na feira. A filha dela trabalha com arranjos de flores para presentes e também vai participar da feira. Mãe e filha vão ter a oportunidade de fazer uma renda extra e de ficar perto uma da outra. Muito legal poder colocá-las para dividir o mesmo espaço em uma data tão importante. A Dona Sueli é uma funcionária muito antiga da Universidade, já se aposentou, e hoje faz parte de um programa da Vice-Reitoria Comunitária com a AFPUC que busca fazer a manutenção desses ex-funcionários na PUC, mantendo os laços vivos.

Qual a importância da feira para a AFPUC?
Davidson:
A feira surge como uma das ações que a AFPUC tem de atividades comunitárias. Ela é algo sustentável, veja só: conseguimos atender o funcionário da Universidade que comercializa um tipo de produto, ou o público externo que comercializa – dando uma oportunidade para essas pessoas criarem laços com a PUC e levarem uma renda extra para suas casas. De quebra, conseguimos fazer uma arrecadação para a associação de funcionários que depende disso para suas atividades fins. É uma via de mão dupla. É importante ressaltar que não é a primeira vez que a feirinha acontece, mas hoje temos um planejamento melhor graças ao Neto que nos auxilia na organização. Agora, conseguimos ter um planejamento melhor. Inclusive, teremos uma feirinha junina com comidas e doces típicos. Aguardem.

Quais os benefícios a que o associado da AFPUC tem direito?
Davidson:
O associado da AFPUC recebe descontos na cantina da PUC e em outros restaurantes e lojas na Gávea. Além disso, eventos, passeios e sorteios fazem parte da rotina de quem está no programa. Fazer parte da AFPUC vai além dos benefícios particulares, o mais importante é participar de uma vida social com outros colegas e ser representado por uma instituição. No começo do ano, eram 1.768 membros e, para se associar, basta preencher o protocolo eletrônico no site da PUC.