Alunos de Cinema da PUC-Rio organizam Mostraí

Por: Giulia Matos

Alunos de Cinema da PUC-Rio organizam Mostraí

Raquel Galdino e Adriano Monteiro integram o grupo de organizadores da exposição em parceria com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ). (Foto: JP Araujo)

A primeira feira on-line de exibição de curtas-metragens produzidos por estudantes do curso de Cinema e Audiovisual, da graduação em Estudos de Mídia da Universidade, vai começar no dia 5 de maio, às 18h. O encontro, que recebe o título de “I Mostraí PUC-Rio”, será feito em parceria com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ), e terá programação especial no Auditório Cosme Alves Neto, e, ainda a transmissão remota. Na abertura, a primeira exibição será presencial, no MAM, em homenagem aos irmãos Marcos e Eduardo Carvalho, que cursaram Cinema na PUC-Rio e, hoje, são destaques no meio cinematográfico. Os alunos do 7º período de Comunicação, Adriano Monteiro e Raquel Galdino integram o grupo de organizadores da exposição. Eles comentam sobre a oportunidade de compartilhar os projetos cinematográficos, apoiados pela instituição, ao público, e a chance de promover reflexão a respeito da indústria audiovisual atual. A Mostraí é gratuita, e para retirar os ingressos, clique aqui:

Qual o objetivo da Mostraí?

Adriano Monteiro:
A Mostraí tem o objetivo de divulgar as obras audiovisuais feitas por alunos de Comunicação Social da PUC-Rio, especialmente dos estudantes do curso de Cinema. É um meio de expandir os locais de exibição desses filmes. Geralmente, eles ficam restritos às pessoas que os produzem, que assistem quando ocorre a exposição no centro acadêmico do curso, sem ultrapassar as barreiras da Universidade. Desse modo, a mostra serve para divulgar o material que foi feito anteriormente ou que é feito na PUC. Nós temos um trabalho voltado à criação de um acervo, e a Mostraí é uma maneira de concretizar todo o projeto que é feito pelos alunos da disciplina de Produção.

O que será exibido?

Raquel Galdino: Serão expostos os curtas-metragens produzidos por alunos para disciplinas do curso de Comunicação, que utilizaram os recursos da Universidade para fazê-lo. Foi realizado um intenso trabalho de pesquisa de arquivos, do acervo da PUC-Rio, de coletâneas para encontrarmos os filmes que se enquadram na proposta da mostra e as pessoas que os criaram.

Adriano: São obras que foram elaboradas para as matérias da cadeira de Cinema como Projeto 1 e 2, Edição, Roteiro, entre outras. Elas são disciplinas voltadas para o desenvolvimento da criação audiovisual e que incentivam os alunos a colocarem as ideias em prática e tirar do papel.

Qual a importância da feira para o cinema nacional?

Raquel: Acho que a importância é divulgar os filmes dos futuros cineastas. Nós começamos, aprendemos, como estudantes, a fazer Cinema. Assim, circular, debater e entender sobre esses filmes, ou acerca de quais são as futuras produções dos futuros cineastas do Brasil, é muito importante para termos esse sentimento de comunidade e de compreensão das obras que são produzidas pela Universidade.

Adriano: Vale ressaltar a diversidade de produção aqui dentro, além de analisarmos como eram os filmes realizados no início do curso de Cinema, em 2005, e como eles são agora. Por exemplo, a sessão em homenagem aos Irmãos Carvalho, que são diretores, familiares, e que já entraram numa leva de pessoas negras nesta indústria, na Universidade. Nós sabemos que há uma dificuldade de acesso por uma questão social do país. A Mostraí nos convida a refletir sobre como são essas produções audiovisuais, quais as temáticas abordadas, se são antigas ou recentes, ou como a questão da ansiedade e da depressão assumem posições importantes nos filmes de hoje.

Qual o significado da Mostraí para os alunos?

Raquel:
É um grande passo para o Cinema da PUC, pois não havíamos tido anteriormente esse trabalho de catalogação, de busca em acervo, e isso faz parte da nossa identidade, principalmente neste ano de 2022 em que o Departamento de Comunicação completa 70 anos. Colaborar, pertencer a uma mostra organizada pela Universidade, para mim, é muito importante. Ter a oportunidade de aprender como planejar um evento, ver o material dos meus colegas, adquirir a vivência de curadoria por meio de uma disciplina, é uma experiência muito rica. Não é só produção, conseguimos entender o que desperta a criatividade e a atenção nos colegas e o modo com o qual reproduzem esses pontos em um projeto cinematográfico.

Adriano: Acredito que seja um pouco do que a Raquel disse. Principalmente em relação à comemoração do que é produzido aqui. A mostra dá uma importância ao material humano e audiovisual que possuímos aqui na Universidade. São pessoas que produzem cinema. Além disso, nós queremos destacar, contar determinadas histórias ao público. A Mostraí dá o crédito a tudo que já foi, que é e que será feito pelos estudantes do Departamento de Comunicação.