As provas de Certificação Internacional de Proficiência PUC-Rio são totalmente adaptadas para o formato digital

Os exames de Certificação Internacional de Proficiência da PUC-Rio, em parceria com o Departamento de Letras e com a Coordenação Central de Cooperação Internacional (CCCI), serão aplicados 100% on-line, por meio da plataforma Moodle e pelo Zoom. O Vice-Coordenador da CCCI, professor Ricardo Borges Alencar, o Coordenador das provas para obtenção do Certificado Internacional de Proficiência da PUC-Rio, professor Leonardo Bérenger, e a Consultora Sênior da CCCI, Nancy Guimarães, explicam como foi o processo de adaptação para o modelo remoto e comentam detalhes sobre a realização das provas de espanhol, inglês e francês. Os próximos exames estão marcados para o mês de maio, e, para a inscrição, os alunos devem enviar um e-mail para inscricaocip@puc-rio.br, com o nome completo e o número de matrícula. Para outras informações e consultar o valor das provas, clique aqui.

Como foi o processo de adaptação dos exames de proficiência ao formato digital, tanto a produção quanto a execução?
Inicialmente, a demanda veio da própria CCCI, que buscou não paralisar os processos de intercâmbio acadêmico, a despeito da suspensão das atividades presenciais no Campus. O professor Alexandre Montaury, diretor do Departamento de Letras, propôs, então, uma reunião com a equipe da CCEAD para que se pensasse nas possibilidades de aplicação destes exames em formato digital. O desenho foi se definindo colegiadamente, sempre com o apoio irrestrito da CCEAD.

Quais são os benefícios para os alunos que realizam as provas para obtenção do Certificado Internacional de Proficiência
da PUC-Rio?

Os alunos recebem um certificado que os habilita a estudar nas mais de 150 universidades parceiras da PUC-Rio caso sejam aprovados no processo de seleção para o intercâmbio. Além disso, este certificado atesta a proficiência linguística, podendo vir a ser utilizado em processos seletivos que apresentem a língua estrangeira como pré-requisito.

Qual a importância acadêmica e profissional destes exames?
Embora o Brasil já tenha muitas obras usadas nos cursos universitários em português, em várias áreas do conhecimento, há ainda uma grande parte da literatura de referência em língua estrangeira. Ao fazer um intercâmbio em outro país, o estudante precisará ter condições de acompanhar as aulas no idioma local. O certificado lhes dá a segurança de que eles estão preparados para lidar com a língua estrangeira. Além disso, o mundo globalizado em que vivemos demanda não só habilidades profissionais, mas também capacidades linguísticas que permitam ao indivíduo transitar por outras culturas, comunicando-se de forma eficiente.

Como funciona o processo de inscrição e aplicação, todos os alunos podem fazer as provas?
As inscrições são realizadas online em cada semestre e todos os alunos podem participar de quantos idiomas desejarem.

Como é a fase de elaboração dos exames, etapas e níveis de exigência?
As bancas de línguas estrangeiras do Departamento de Letras se reúnem para a elaboração/atualização dos testes escritos, que são aplicados por meio da plataforma Moodle. Realizadas as provas escritas, que buscam acessar tanto a leitura quanto as habilidades de compreensão oral e de escrita dos candidatos, o aluno será convidado a participar de uma entrevista com um membro da banca, por Zoom. Não há níveis de exigências, mas o candidato é nivelado, usando-se da métrica do Marco Comum Europeu, que vai do A1 ao C2.

Além da prova, o candidato também deve passar por uma entrevista, para análise do nível de produção oral, como é feita a entrevista e quais os critérios de avaliação?
Durante a entrevista, o aluno é solicitado a responder a perguntas, comentar imagens exibidas pelo professor, ou mesmo descrevê-las. A partir de critérios como fluência, riqueza vocabular, correção gramatical, o avaliador chegará a um nível específico para a habilidade de produção oral.

Quantas universidades ao redor do mundo aceitam a certificação?
Hoje são 152 universidades. Este é um número crescente, a cada semestre conseguimos que mais instituições participem.