Braços abertos à pluralidade transformadora
26 de maio de 2025 as 06:30

Fotos: Matheus Santos/ Comunicar
Mais de 200 líderes das Américas e da Península Ibérica, entre os quais 152 reitores, discutiram, na PUC-Rio, soluções ecológicas integradas para o planeta. Reunidos no congresso da Rede de Universidades para o Cuidado da Casa Comum (RUC), em comemoração aos dez anos da encíclica Laudato Si’, eles articularam caminhos para um mundo mais sustentável, justo e fraterno. Depois dos quatro dias de debates, eles celebraram, no Cristo, as pontes construídas para superar desafios climáticos, socioambientais, humanitários.
Ao encontro dos quatro “sonhos” de Francisco – comunitário, social, cultural, ecológicos – e com o apoio do Papa Leão XIV, as propostas serão encaminhadas à COP30. “Desenvolvemos boas ideias para cuidar da Casa Comum. Precisamos implementá-las. Esta tem de ser a COP da implementação”, enfatizou a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ao palestrar no encontro internacional.
O reitor da PUC-Rio, padre Anderson Antonio Pedroso, S.J., destacou a importância da mobilização plural para organizar a esperança e convertê-la em cuidados conjugados com o planeta: “Impulsionamos, aqui na Universidade, um movimento de esperança organizada. A esperança precisa ser colocada na direção correta, para dar fruto a todos”.