CCPA e AAA PUC-Rio somam esforços na busca pelos egressos

Por: Renata Ratton

CCPA e AAA PUC-Rio somam esforços na busca pelos egressos

O coordenador central de Planejamento e Avaliação da PUC-Rio, professor Marco Antonio Casanova (Foto: CAIO MATHEUS)

A PUC-Rio, em parceria com a Associação de Antigos Alunos (AAA), lançou o Programa de Acompanhamento de Egressos, um projeto que busca restabelecer e manter laços com os ex-alunos da Universidade, além de conhecer suas trajetórias e o impacto que a formação teve sobre suas carreiras.
A respeito do programa e do questionário desenvolvido para diferentes perfis de ex-alunos, o PUC URGENTE conversou com o professor Marco Antonio Casanova, coordenador central de Planejamento e Avaliação da PUC-Rio.

O que levou a CCPA a identificar essa necessidade?
Marco Antonio Casanova:
O acompanhamento do egresso integra a agenda contemporânea nacional e internacional. Tanto internamente às próprias universidades quanto em demandas externas, por parte de órgãos de regulação e de institutos de acreditação, conhecer os efeitos da formação universitária na trajetória de seus egressos vem se mostrando fundamental. Falando especificamente da PUC-Rio, é essencial que saibamos como nosso ex-aluno avaliou sua formação na instituição e qual é sua inserção no mercado de trabalho, para que tenhamos dados objetivos que embasem ações de aprimoramento contínuo da qualidade de nossos cursos. Além disso, em parceria com a AAA, buscamos preservar o laço do ex-aluno com a Universidade. Para isto, por meio da pesquisa, procuramos conhecer quais atividades e ações despertam o interesse dos egressos e os motivam a permanecer, de algum modo, ligados à PUC-Rio.

Como foi desenvolvida e do que trata a pesquisa?
Marco Antonio Casanova:
A pesquisa foi desenvolvida pela Coordenação Central de Planejamento e Avaliação (CCPA) e pela Associação de Antigos Alunos (AAA), com a contribuição de representantes de cursos de graduação. Organiza-se em torno de três grandes temas. Em primeiro lugar, temos como objetivo conhecer o egresso no tempo presente, atualizando seus dados cadastrais e obtendo informações sobre sua trajetória depois que saiu da PUC-Rio, ou seja, se fez alguma formação complementar e como se inseriu no mercado de trabalho. Em seguida, solicitamos, em particular para alunos entre 1 ano e 5 anos de formados, uma avaliação da nossa Instituição e do seu curso, agora como egresso. Finalmente, investigamos de que formas o ex-aluno gostaria de se aproximar da PUC-Rio, em termos de eventos, cursos, ações sociais e outras possibilidades.

Como o questionário foi organizado? É simples de responder?
Marco Antonio Casanova:
O questionário é simples e objetivo, com questões de múltipla escolha, à exceção da atualização dos dados cadastrais. Disponibilizando 10 minutos, o egresso dará uma contribuição valiosa à PUC-Rio.

Como os dados serão tratados?
Marco Antonio Casanova:
Os dados coletados têm a guarda e a divulgação regidas pela Lei 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), pautando-se na anonimização de dados para a divulgação agrupada de resultados. É importante deixar claro que os dados pessoais de cadastro são totalmente confidenciais.

Como a comunidade PUC pode ajudar?
Marco Antonio Casanova:
É fundamental o apoio da comunidade, pois a pesquisa com egressos é um grande desafio, em particular pelo fato de os endereços dos e-mails serem muito dinâmicos. Consequentemente, com frequência, perdemos acesso ao ex-alunos, pois nossa base de dados torna-se desatualizada muito rapidamente. Neste sentido, gostaríamos de fazer dois pedidos à comunidade interna – alunos, professores e funcionários. Divulguem esta campanha em suas redes de amigos e familiares, para que possamos atingir um número significativo de egressos cujos e-mails já mudaram desde que concluíram seus cursos na PUC-Rio. O segundo pedido é interessante: muitos de nós – professores, funcionários e até mesmo alguns alunos – somos egressos da PUC-Rio, mas, por trabalharmos ou estudarmos aqui, não pensamos que também devemos responder à pesquisa. Deste modo, é muito importante que a comunidade ajude a divulgar o link para que nossa pesquisa atinja o maior número de egressos possível, inclusive os de dentro da Universidade. O link de acesso é shorturl.at/Xmjhk.