Compromisso com a saúde e a segurança da comunidade da PUC-Rio

Por: André Bocaiuva e Julia Amoêdo

Compromisso com a saúde e a segurança da comunidade da PUC-Rio

Mariele Escocard e Samuel Monteiro: organizadores querem conscientizar os funcionários sobre as medidas de segurança. Foto: Mateus Monte

A 31ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) será realizada entre os dias 18 e 22 de setembro. Com o tema “Saúde Mental e Comportamento Seguro”, a Semana tem o objetivo de instruir aos funcionários da PUC-Rio acerca da segurança e bem-estar no trabalho. Organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a SIPAT vai oferecer este ano palestras como “A importância da empatia para um ambiente inclusivo” e “Meio Ambiente em Equilíbrio”, além de prática de combate a incêndio, ginástica laboral, feira gastronômica e sorteio de brindes. A presidente da CIPA, na gestão de 2022/2023, Mariele Escocard, e o técnico de segurança do trabalho Samuel Monteiro ressaltam a importância da discussão sobre a saúde mental para que os funcionários da Universidade possam estar inseridos em um ambiente de trabalho mais saudável.

O que significa para a Universidade oferecer anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho?
Mariele Escocard:
A realização anual da SIPAT é uma das atribuições obrigatórias da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), conforme a legislação em vigor, e tem como objetivo contribuir ativamente para a redução de acidentes de trabalho na Universidade.
Samuel Monteiro: A SIPAT reforça o compromisso da instituição com a saúde e a segurança dos colaboradores. Além de cumprir com as obrigações legais, como a NR-5, a Semana permite que a PUC-Rio promova uma cultura de prevenção, ao conscientizar os funcionários sobre os riscos, medidas de segurança e, neste ano, sobre a importância da saúde mental no ambiente de trabalho.

Como é decidido o tema da Semana? O que estimulou a escolha de “Saúde Mental e Comportamento Seguro” como tema?
Mariele:
O tema é decidido em conjunto pelos membros da CIPA, ao considerar questões relevantes para um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos. A escolha do tema da 31ª SIPAT decorreu da relevância, cada vez maior, de cuidarmos da saúde mental, especialmente neste mundo “pós-pandemia”.
Samuel: “Saúde Mental e Comportamento Seguro” foi escolhido devido ao crescente reconhecimento da influência da saúde mental na segurança no trabalho. Há muitos desafios adicionais para a saúde mental, o que torna este tema ainda mais relevante. Queremos capacitar os colaboradores para identificar sinais de estresse e ansiedade, promover a empatia e fornecer ferramentas para um ambiente mais saudável.

Por que é necessário discutir a saúde mental no ambiente de trabalho? Como uma pessoa da comunidade PUC-Rio pode ter acesso à política de assistência psicológica?
Mariele:
O cuidado com a saúde mental é de extrema importância em todos os aspectos da nossa vida, o que inclui o ambiente de trabalho, local onde passamos grande parte da nossa vida. Na Universidade temos o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) que, por meio da Clínica Universitária, busca oferecer serviços para a Comunidade PUC-Rio.
Samuel: Discutir a saúde mental no ambiente de trabalho é crucial porque impacta diretamente o desempenho, a produtividade e a segurança dos colaboradores. Pessoas da comunidade PUC-Rio podem entrar em contato com o Serviço de Medicina Ocupacional (SMO) e, após uma consulta, obter um encaminhamento. Estamos comprometidos em oferecer apoio psicológico a todos que precisam, para criar um ambiente de trabalho que promova tanto a saúde mental quanto a física.

Como são escolhidas as atividades para além das palestras?
Mariele:
Todas as atividades da SIPAT são amplamente discutidas nas reuniões da CIPA e definidas de comum acordo pelos membros, com o intuito de atender aos interesses da Comunidade PUC-Rio e com o propósito de criar um ambiente de trabalho seguro e saudável.
Samuel: A seleção destas atividades é feita de forma estratégica. Levamos em consideração os feedbacks, as preferências e as necessidades dos colaboradores. Além disso, buscamos variedade, incluindo atividades práticas, workshops, e até mesmo dinâmicas em grupo para garantir que a Semana seja interativa e envolvente. Nosso objetivo é criar uma experiência educativa e estimulante para todos os participantes.

PROGRAMAÇÃO SIPAT

Palestras. Local: Anfiteatro Junito Brandão