Conferência Internacional busca refletir sobre novos caminhos do design na pandemia

Por: Luanna Lino

Nilton Gamba Jr, Rita Couto, Maru Rojas e Edward Bermúdez

Termina na terça-feira, 11 de maio, o prazo para envio de artigos para o MXRIO Design Conference. A 9ª edição do congresso internacional de Design é organizada pelo Departamento de Artes & Design da PUC-Rio em parceria com a Universidad Iberoamericana e vai ocorrer on-line de 8 a 10 de setembro. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, esta edição busca analisar o papel do design nas práticas que foram alteradas pela pandemia da Covid-19, precisaram ser reconfiguradas e devem continuar a existir. E o objetivo do encontro é buscar novos caminhos para restaurar a proximidade entre os seres humanos e o que é preciso para reconectá-los com outros seres vivos e o meio ambiente. Os professores envolvidos na organização do MXRIO Design Conference, Nilton Gamba Jr, Rita Couto, do Departamento de Artes & Design, e Maru Rojas e Edward Bermúdez, da Universidad Iberoamericana, contam como será o congresso e quais as dificuldades de se fazer de forma remota um encontro internacional.

Os artigos para o Congresso devem ser entregues até o dia 11 de maio. Quais são os principais temas que os textos devem abordar?
Edward Bermúdez:
Os artigos são bem livres, mas é importante considerar que o tema foco do congresso é a participação do design nestes tempos excepcionais da pandemia; podem ser abordados assuntos que dizem respeito à área da saúde e do cuidado entre as pessoas e também sobre as mudanças que sofremos no ensino do design, por exemplo. A participação de outras áreas também é importante e bem vinda, como a ecologia, comunicação, educação e outras que também têm muito a agregar, logo não é uma questão restrita às profissões e ao ensino do design.

Como surgiu a parceria da PUC-Rio com a Universidad Iberoamericana para a realização do MXRio 2021 – Distanciamentos e Aproximações em Tempos Excepcionais?
Maru Rojas:
Desde a primeira edição, a PUC-Rio esteve conosco e veio ao primeiro congresso na Cidade do México, e participou do primeiro congresso. E a cada dois anos que o congresso é realizado, tivemos a sorte de contar com nossos grandes amigos, porque agora somos muito amigos, e realizamos projetos também. Além disso, sete acadêmicos da Ibero estudaram doutorado em desenho na PUC-Rio. Então, está feita uma aliança incrível. Faz dois anos, em 2019, que tivemos o último congresso e dialogamos entre todos, o que vai ser muito valioso, nos unirmos para fazer este congresso mais internacional, mais forte e captar toda a experiência.

Quais são os desafios de se organizar um encontro internacional de forma totalmente remota?
Nilton Gamba Jr:
Eu diria que um dos desafios é ficar longe dos eventos presenciais da Universidade Iberoamericana, porque é uma universidade muito acolhedora e hospitaleira. Além de serem encontros acadêmicos, eram também encontros que fomentam inter-relações, convivência e conhecimento. É um desafio muito grande dar continuidade à hospitalidade da Iberoamericana na primeira edição aqui no Rio, especialmente desta maneira remota.
Rita Couto: Tivemos duas experiências de fazer um encontro menor de maneira remota, e foi muito bom, deu certo. E devido às aulas on-line, já estamos habituados de certa forma com este tipo de encontro. Mesmo assim, vamos sentir falta de ir à Cidade do México e conviver com nossos colegas presencialmente, mas temos este modelo que é muito bem sucedido e organizado.