Contribuição para a Jornada
12 de julho de 2013 as 06:30
Quais serão os principais atrativos da Conferência da Sustentabilidade?
Padre Abimar Oliveira: Haverá a presença de uma série de especialistas da ONU e da NASA para discutir a questão da sustentabilidade ambiental. Trata-se de especialistas internacionais que vão nos ajudar a refletir sobre essas questões ambientais. E, ao fim do encontro, haverá um momento para ouvir os jovens presentes para expor o que eles pensam e creem ser necessário
e fundamental para abraçarmos como compromisso de manutenção e de preservação da criação. Ao fim, também, dessa grande assembleia, nós vamos, publicamente, fazer o compromisso.
Em que consiste o Compromisso?
Padre Abimar: O Compromisso é um apelo a cada peregrino que se interessa pela questão, aos governantes, aos comunicadores sociais, à opinião pública em geral. Todas as pessoas presentes na Conferência irão ouvir uma declaração que tem desde aspectos conceituais até indicações bastante práticas que devemos seguir. Isso inclui tanto do ponto de vista individual quanto social, para a salvaguarda da criação. É um apelo para, em vez de medirmos forças, concentrarmos todos os esforços necessários para que sejam produzidos frutos não apenas na Jornada, mas no pós-jornada. Uma das principais intenções da realização da JMJ aqui no Rio é produzir uma espécie de legado ecológico. Não somente para que a Jornada seja vivida em sua dimensão festiva, de celebração e encontro dos jovens com o Papa, mas também possa reverberar na vida concreta do jovem peregrino e das pessoas que vão entrar em contato com ele.
Além dos três eventos, a Universidade organizou outras medidas preparatórias para JMJ?
Padre Abimar: A PUC também preparou o Guia Ecológico, que vai ser distribuído para cada peregrino. Trata-se de um guia bilíngue feito pelo nosso Reitor e pelo NIMA. O material disponibilizará informações práticas aos peregrinos de como eles devem se comportar para não desrespeitar ou não agredir o meio ambiente, no período da JMJ, dias de grande fluxo de pessoas. Disponível nos diversos pontos de distribuição que serão montados na cidade, o peregrino vai ganhar mochila, boné, camisa e o guia ecológico, presentes no Kit.