Notícias

Corredor Cultural

3 a 7 de novembro | Acesse aqui a programação completa

Abertura
A abertura do Corredor Cultural será na segunda-feira, 3, às 18h, no Boulevard Francisco, com a presença de parceiros, organizadores e convidados. Na ocasião haverá um cortejo pelo campus para conhecimento das áreas expositivas.

ANTROPOCRUZO II: Do Carnaval das águas do Pará ao desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro
A Casa XXII recebe a exposição multimídia interativa que apresenta a Oficina de Carnaval da Grande Rio de 2025, uma parceria da PUC-Rio (Laboratório DHIS do Departamento de Artes e Design), UFRJ (Escola de Belas Artes), Instituto Federal do Rio de Janeiro (Campus Belford Rox) e a GRES Acadêmicos da Grande Rio. A exposição, com visita guiada, será no dia 5, das 13h30 às 14h30. A realização é do NÓS.

Mostras de filmes de alunos de Estudos de Mídia
O Departamento de Comunicação vai participar do Corredor Cultural da Gávea com duas mostras de filmes organizadas por professores e alunos de disciplinas extensionistas do curso de Estudos de Mídia. Na Mostra Itaú Cultural Play, os estudantes de Cinema e Territórios Periféricos fizeram uma curadoria entre os curtas-metragens disponíveis na plataforma e que abordam temáticas sociais, como representatividade, culturas tradicionais e territórios em disputa. As duas sessões, seguidas de debate, serão na terça, 4, às 11h, no hall do DAD, e na quinta, 6, às 11h, na sala 102-K. A segunda Mostra traz filmes produzidos por alunos de Cinema e Direitos Humanos com integrantes da Academia de Cinema da Rocinha. A sessão será na quarta-feira, 5, às 9h, na sala 102-K.

Os desafios da indústria audiovisual
No dia 6, das 15h às 16h, o Hall do dAD recebe a mesa-redonda da Firjan sobre os desafios contemporâneos na produção audiovisual.

Jam School of Rock
A Jam School of Rock está com inscrições abertas para quem desejar tocar de duas a quatro músicas dentro de um repertório que inclui Queen, Legião Urbana, Cazuza, Bon Jovi, The Police, entre outros. Podem participar grupos formados a partir de três instrumentistas. Será no dia 6, das 12h às 14h, no Palco Vila. A seleção é feita previamente no link de inscrição.

School Of Rock celebra Cazuza
No dia 7, conheceremos o ganhador do prêmio de melhor intérprete do Cazuza. A iniciativa é uma parceria entre a School of Rock e a Sociedade Viva Cazuza. Entre os jurados estão Charles Gavin, Guto Goffi, Marcel Miyahara, Fernando Quesada e Lucinha Araújo, mãe de Cazuza. O vencedor, que será anunciado por Lucinha, receberá bolsa de um ano na School of Rock Leblon e um teclado Roland. O show é às 15h, no Palco Vila.

Festival de animação universitária
O Núcleo de Arte Digital e Animação realiza, no dia 6, às 17h, o Festival Limonada, no Palco Vila. A mostra apresenta 21 curtas produzidos por animadores de toda a América Latina. A lista dos curtas selecionados está no link.

Migrações internacionais e refúgio
No dia 3, às 17h, no Boulevard Francisco, haverá uma roda de conversa organizada pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello/ACNUR, da PUC-Rio e Cáritas/RJ para conversar sobre as migrações internacionais e o refúgio no mundo contemporâneo, tendo em vista o número crescente de migrantes internacionais e refugiados no Brasil. Participantes: Militza Perez (IRI e CSVM da PUC-Rio), Rafael da Silva (Cáritas/RJ), Rica Prata (LGBT+Movimento, IRI e CSVM da PUC-Rio), Mariana Braga (Cáritas/RJ e PUC-Rio) e Suzana Velasco (IRI e CSVM da PUC-Rio).

Desfile
Os Pilotis do Kennedy vão receber o tradicional Desfile da Semana Design da PUC-Rio, que apresenta nesta 19ª edição mais de 50 looks produzidos pelos alunos do Departamento de Artes e Design. No dia 7, das 18h às 19h.

Homenagem a Arlindo Oliveira
No dia 7, das 19h às 20h, nos Pilotis do Kennedy, haverá uma homenagem ao artista Arlindo Oliveira, que participou de exposição na primeira edição do Corredor Cultural.

Visita guiada às exposições arte sacra
No dia 4, das 12h30 às 13h30, o Solar Grandjean de Montigny fará visita guiada pelas exposições de arte sacra.

Abertura Rio capital do livro
No dia 4, às 14h30, no Boulevard Francisco, haverá um encontro de várias instituições e autores em torno da preservação e partilha de acervos multimídia.

Grupo Gesta
O palco Vila receberá o Grupo Gesta, um conjunto musical carioca, criado no fim dos anos 90, na PUC-Rio, por alunos e ex-alunos que pesquisavam o Movimento Armorial, movimento cultural fundado por Ariano Suassuna em 1970, o qual buscava, em diversas áreas, a criação e a divulgação de obras inspiradas nas referências populares brasileiras para a construção de uma Arte Brasileira de caráter universal. Será no dia 4, das 16h às 17h, no Palco Vila.

Territórios favela
Creuza Barboza faz um participação especial no dia 4, das 17h às 17h30, no Palco Vila, na abertura da exposição Territórios Favela.

Batalha de MCs
Os MCs se “enfrentam” no dia 4, das 18h45 às 20h, no Palco Vila, em parceria que envolve Roda Cultural da Rocinha, Roland e School of Rock.
MXRIO Design Conference
Nos dias 3, 4, das 13h30 às 17h, e no dia 5, das 9h às 12h30, o 3º andar dAD recebe a 11ª edição do Congresso Internacional MXRIO Design Conference que tem como objetivo principal fomentar reflexões profundas sobre o impacto social do design na América Latina, destacando seu papel na melhoria da qualidade de vida das pessoas em meio aos múltiplos desafios que afetam a humanidade. Confira a programação completa no link.

90 anos de Candeia: Samba e ancestralidade
Samba e ancestralidade são os temas da mesa-redonda que acontece no dia 5, das 9h às 10h30, na Casa de Inovação.

Roda de Boi e Mestre Cacau Amaral
No dia 5, das 12h às 12h30, a Saída Boulevard Francisco receberá a performance do cortejo do Grupo de Estudo Roda de Boi e Mestre Cacau Amaral.

Livros de memória ancestral
No dia 5, das 16h às 17h, a Comissão da Memória Ancestral da PUC-Rio apresenta uma tarde repleta de significados em torno da Memória Ancestral. Lançamento de livros de autores e autoras negras e periféricas reafirmam a potência das narrativas ancestrais e acadêmicas: “EBó Poético”, de Obalerá e Dandara Suburbana; “Cultura Constituinte Atlântica”, de Ana Carolina Soares; “Direito e Cidade: uma arqueologia da reforma urbana no Brasil (1950-1980)”, de Clarissa Naback; “O Paraíso Vivido no Norte: Direito e Raça nas Miragens do Brasil desde os Estados Unidos (1833-1947)”, de Bruna Portela; “Território e Territorialidades Insusgências e Resistências na Cidade Capitalista”, organizado por Amaro Sérgio Marques e “A Produção do Território e da Moradia no Quilombo Bom Jardim da Prata”, de autoria de Amaro Sérgio Marques. Será no Boulevard Francisco.