Entrevistas

Criatividade premiada

Criatividade premiada

Os alunos Bianca Lopes e Pablo Siqueira, do curso de Publicidade e Propaganda, venceram o Desafio Renault Experience, na categoria Comunicação. Eles elaboraram um jogo que busca conscientizar os jovens, a partir do tema Educação para o Trânsito. De acordo com as estatísticas, os jovens brasileiros são os que mais matam e morrem no trânsito.

O Desafio Renault Experience é uma iniciativa que tem o objetivo de proporcionar aos universitários do país a oportunidade de mostrar talentos nas áreas de Engenharia, Design, Negócios e Comunicação.

Como trabalho da disciplina de Laboratório em Publicidade e Propaganda, da professora Cristina Bravo, do Departamento de Comunicação Social, os estudantes organizaram um aplicativo para smartphones que usa, principalmente, o entretenimento.

O jogo funciona como um simulador de direção de veículos e é dividido em duas fases. Antes de qualquer uma delas, o jogador tem que fazer um check out, no qual ele deve acertar a sequência correta dos itens de segurança. Dessa forma, o participante incorpora a sequência prática. A primeira é recriação da prova real das autoescolas. A segunda é a fase da cidade. Nela, Pablo e Bianca separam o Rio em três regiões, serra, litoral e centro, nas quais há desafios a serem superados.

Para a elaboração do aplicativo, os estudantes fizeram pesquisas qualitativas e quantitativas, com o auxílio de turmas da professora Claudia Pereira, do Departamento de Comunicação Social. Segundo Pablo, eles concluíram que os jovens têm incorporado o mau hábito no trânsito.

– Os jovens reconhecem que os hábitos deles na direção são ruins, mas ignoram. Existe uma lacuna entre as coisas que eles sabem que são ruins e as atitudes deles no trânsito.