Entrevistas

CTC: Qualificação para o ENADE

CTC: Qualificação para o ENADE

Com o objetivo de preparar os alunos de graduação do Centro Técnico Científico (CTC) que realizarão o exame do ENADE, no dia 23 de novembro, o Centro Técnico Científico planejou ações que incluem palestra e simulado. Nesta entrevista, o Decano do CTC, Luiz da Silva Mello, e o Coordenador Setorial de Graduação, Luiz Fernando Martha, explicam as atividades. A primeira, uma palestra com a professora Maracy Alves, que será realizada na terça-feira, 2, às 15h – com horário alternativo na quinta-feira, 4, às 8h –, no Auditório do RDC. A palestra poderá ser utilizada como hora de atividade complementar. A segunda, o simulado para a prova, que será realizado no dia 18 de setembro, às 17h. Entre 300 e 400 alunos deverão participar das atividades.

Quais as ações do CTC previstas para dar apoio aos alunos que farão o ENADE 2014? E qual o objetivo?

Luiz Fernando Martha: São duas iniciativas. Palestra com a professora Maracy Alves, na qual ela vai falar, essencialmente, como fazer uma prova nos moldes do ENADE. E uma simulação da prova, que será aplicada aos alunos.

Luiz da Silva Mello: A avaliação de cada área do conhecimento é realizada tri-anualmente. O exame deste ano contempla, basicamente, o Centro Técnico Científico (CTC), incluindo Arquitetura e Urbanismo e alguns cursos do Centro de Ciências Sociais (CCS) e do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH). A realização do simulado não é obrigatória, afinal não vai mudar em nada a formação dos alunos concluintes, e nós confiamos na boa formação oferecida pela Universidade. O objetivo do CTC com essas ações é auxiliá-los e motivá-los a fazer o exame do ENADE – este, sim, obrigatório – bem feito e com responsabilidade, fazendo jus à excelência de seus cursos, e valorizando, indiretamente, seus diplomas e currículos.

Quais os objetivos da palestra?

Luiz Fernando: A palestra, que será realizada no dia 2, com horário alternativo no dia 4, tem o intuito de maximizar a eficiência do aluno na hora da prova. A professora Maracy ensina a traçar estratégias para as respostas e a administração do tempo da prova. Ela é especialista nesse campo, e ações, como essas, já foram feitas no curso de Psicologia com um aumento significativo da avaliação sobre o curso. Ou seja, deu certo.

Como o simulado está sendo preparado? A aplicação será somente para as Engenharias?

Luiz Fernando: Os coordenadores de curso estão preparando as questões nos mesmos moldes das questões dos anos anteriores. A ideia é que o aluno chegue ao dia do exame do ENADE e já tenha uma ideia da estrutura da prova. Nós acreditamos que o simulado estimulará os alunos a realizarem a prova com critério e seriedade.

Silva Mello: O simulado do CTC será para todos os cursos, e terá duração de duas horas. O aluno deve permanecer na sala durante a aplicação da prova durante, no mínimo, uma hora.

Qual a forma de inscrição para o simulado e ele é destinado aos alunos de quais períodos?

Silva Mello: O simulado é voltado a todos os recém-formados e futuros formandos – aqueles com menos de 60 créditos faltantes para a conclusão do curso. Os alunos vão receber um e-mail contendo link para o site do Ciclo Básico, no qual farão sua inscrição. Em seguida, receberão nova mensagem confirmando a inscrição e informando o local de realização do simulado.

Quais as vantagens para quem assistir à palestra e realizar o simulado?

Silva Mello: Entre 300 e 400 alunos do Centro Técnico Científico vão se preparar para o ENADE com o simulado e as palestras. Nós vamos divulgar a importância da prova e, ao mesmo tempo, preparar os alunos para a estrutura e a metodologia da avaliação. Além disso, ambos poderão ser utilizados como horas de atividade complementar.

Luiz Fernando: As vantagens são a preparação e o engajamento. O aluno deve sentir que o resultado na prova é benéfico para ele e para a PUC-Rio como instituição de ensino. O resultado positivo acrescentará ao currículo e ao histórico a formação em uma Universidade com ensino de excelência e reconhecimento, através do ENADE.