Entrevistas

Departamento de Artes & Design muda modelo de habilitações para ênfases e propõe um currículo ampliado para o curso

Por: Júlia Pinna

Departamento de Artes & Design muda modelo de habilitações para ênfases e propõe um currículo ampliado para o curso

Jackeline Farbiarz e Roberta Portas

O Departamento de Artes & Design da PUC-Rio elaborou um currículo ampliado do curso: agora, há um currículo único com seis ênfases. Até o 5º período haverá um núcleo comum, e, a partir do 6º, o aluno poderá optar pelas ênfases com matérias específicas para cada uma. São elas: Comunicação Multissensorial e Artes; Corpo e Moda; Estratégia e Gestão; Interação e Experiência Digital; Produto e Inovação; Sustentabilidade Ambiental, Social e Humana. A Diretora do DAD, professora Jackeline Farbiarz, e a Coordenadora de Graduação do departamento, professora Roberta Portas, contam mais detalhes desta alteração no Design. A novidade está disponível para os que ingressarem no Vestibular PUC-Rio 2022, com inscrições abertas até o dia 19 de setembro.

Por que o departamento optou por esta ampliação no currículo com divisão em ênfases?
Jackeline Farbiarz:
A cada semestre fazemos uma avaliação, uma análise dos projetos que os alunos nos entregam nas disciplinas de projeto e percebemos que nosso aluno estava expandindo muito as bases iniciais das habilitações que eram Comunicação Visual, Mídia Digital, Moda e Projeto de Produto. E mais que expandir, eles estavam integrando estas habilitações. Em alguns setores destas habilitações, temos confluências enormes. Vimos que o nosso aluno sentia e desenvolvia projetos em que ele mesmo ficava em dúvida. Entendemos que é necessário seguir um fluxo atrelado a uma sociedade que pensava antes no ‘isto ou aquilo’ e que começa a pensar no ‘isto e aquilo’. Este currículo ampliado tem o conceito de ‘isto e aquilo’.

Como foi a preparação do departamento para implementar as novas habilitações?
Jackeline Farbiarz:
Primeiro, reconhecendo o que o aluno estava mostrando para a gente. Segundo, analisando o que as pesquisas de pós-graduação traziam, na comparação com outras universidades da América Latina, da Europa. E, terceiro, buscamos nas pessoas do departamento que já têm um conhecimento extenso do processo administrativo e que conseguiriam ajudar a colocar um currículo em pé e dar sustentação para o aluno se manter firme. Criamos, então, uma comissão de reforma curricular.

Quais são as novas ênfases e as características básicas delas?
Jackeline Farbiarz: Comunicação Multissensorial e Artes:
Buscamos alguém que tenha a linguagem, a argumentação como força motora. A Comunicação Visual trabalha o argumento; a Comunicação Multissensorial diz que as pessoas argumentam de formas diferentes e que não devemos hierarquizar isto, que elas se somam. Quando pensamos nesta Comunicação Multissensorial, dizemos o que pode comunicar de múltiplas formas.
Corpo e Moda: Entendemos o que nos veste, que nos acolhe. E isto conta quem eu sou, traz preconceitos sobre mim e propõe possibilidades que mudam as formas de ser e estar. É reconhecer que a forma como eu estou produz e possibilita sentidos. Portanto, quando pensamos sobre Corpo e Moda, vemos a possibilidade de nos reconhecermos como cultura, repertório, lugar, essência, sujeito, pessoa, nos reconhecermos como alguém que argumenta no mundo.
Estratégia e Gestão: Vai se aproximar mais de um design de serviço, o que há entre a ideia e a concretização desta ideia, são vários os processos, são várias as práticas, são várias as possibilidades, metodologias. Se considerarmos que as pessoas são multimodais, multissensoriais, se elas são uma soma de diferenças, como devemos procurar processos que potencializem a criatividade e a inovação destas pessoas? Vamos nos dedicar a esses processos, cada vez mais colaborativos, em uma sociedade de ‘isto e aquilo’, e não mais de ‘isto ou aquilo’.
Interação e Experiência Digital: Vemos que as tecnologias podem estar a serviço de experiências significativas de manutenção ou anúncio de novos caminhos. Como é que podemos participar do desenvolvimento dessas mídias? E como é que podemos proporcionar experiências que permitam as nossas diferenças e interações?
Produto e Inovação: Existe um grupo de alunos que se dedica a desenvolver produtos que favoreçam o bem estar do humano, da sociedade e o bem estar ambiental. Não basta pensarmos um produto para hoje, temos que pensar no produto, como é o descarte dele, como ele se relaciona com um todo para interferir o mínimo possível na sociedade. Como nos proporciona uma experiência de prazer com responsabilidades atreladas, pensar os produtos que colocamos no mundo de forma que eles sejam a extensão do que há de melhor em nós.
Sustentabilidade Ambiental, Social e Humana: Assim como Estratégia e Gestão, são fundamentos para todas as ênfases. Mas há um tipo de aluno que pensa em profundidade questões sociais, um design consciente, a questão das pessoas com deficiência, o aquecimento global. É voltado também para alunos que querem trabalhar com políticas públicas, em uma seara de sustentabilidade e do viver, e como o design pode participar do viver.

Como é a estrutura da grade curricular?
Jackeline Farbiarz:
Este currículo é composto por um núcleo comum e outro específico. O núcleo comum vai do 1º ao 5º período e, nele, há disciplinas comuns a todas as ênfases. São cinco eixos: disciplinas estruturantes, projeto, linguagem, representação histórica e práticas experimentais. Quando sai do núcleo comum, na passagem dele para o específico, no 5º período, há um projeto que experimenta todas as ênfases, para que, no 6º período, o aluno possa decidir um ou mais caminhos, que é o que chamamos de ênfase. No núcleo específico, 6º, 7º e 8º períodos, o estudante vai se dedicar a uma série de disciplinas para aprofundar o conhecimento em uma ênfase.

O que este currículo ampliado pode acrescentar para a vida profissional do designer formado na PUC-Rio?
Roberta Portas:
Quando olhamos os cursos de design, muitas vezes vemos algo muito fechado em caixas. O que experimentamos, já há muitos anos na PUC, é o entendimento do curso como um pouco mais generalista, apesar de ter nascido na Comunicação Visual e no Projeto de Produto. E, quando criamos a habilitação Mídia e Moda, foi uma necessidade que os próprios alunos trouxeram e os professores identificavam. O que percebemos hoje no campo profissional é que não há muito mais estas caixinhas e, sim, uma necessidade cada vez maior de revisitarmos a atuação profissional e entender quais são as interfaces com as outras áreas. Por exemplo, Estratégia e Gestão vai ter interface com administração, engenharia de produção, com marketing.