Divisão de Bibliotecas e Documentação se reinventa durante a quarentena

Por: Rafael Serfaty

Divisão de Bibliotecas e Documentação se reinventa durante a quarentena

Ana Ribeiro

Em tempos de pandemia, toda a equipe da Biblioteca se reestruturou para dar continuidade às atividades e o devido suporte à comunidade acadêmica da PUC-Rio. Um atendimento remoto foi montado e, durante a semana, é realizado das 7h às 22h, e, aos sábados, das 9h às 13h. Em outubro de 2020, a pedido da Vice-Reitoria Acadêmica e com base nos protocolos de segurança, a Divisão de Bibliotecas e Documentação (DBD) elaborou um plano de ação para uma reabertura parcial, com novos serviços e fontes de pesquisa. A diretora da DBD, Ana Ribeiro, explica como a equipe fez um esforço para agilizar o processo de atendimento ao usuário durante este período de isolamento social. Para saber mais, acesse o site da Biblioteca.

Desde outubro, a Biblioteca retomou o serviço de empréstimo do acervo impresso, oferecendo as opções de drive-thru ou a utilização de um serviço de transporte. Como tem sido a aceitação dos usuários?
Ana Ribeiro:
O retorno desses serviços tem tido uma boa aceitação por parte da comunidade PUC-Rio. É uma forma de todos terem acesso ao vasto acervo impresso da Biblioteca. Vale destacar a Coleção Didática, que contempla as bibliografias básicas e complementares dos cursos de graduação da PUC-Rio. Os livros são solicitados por meio de um formulário on-line, a entrega é agendada e realizada em uma área externa, sinalizada com um banner. A interação entre a biblioteca e o usuário, no dia da entrega, é feita via WhatsApp. O diferencial foi o oferecimento das opções Drive-thru de livros ou de um serviço de transporte, que pode ser solicitado pelo usuário, garantindo mais segurança, rapidez e comodidade a todo o processo. No dia da entrega do material, geralmente às quartas-feiras, é colocada uma caixa para devoluções de livros no portão da PUC, próximo ao terminal de ônibus. Dessa forma, os usuários também não precisam entrar na Universidade para devolver os livros.

Foi criado o Portal Bibliotecas PUC-Rio na Quarentena Com Você, que reúne conteúdos didáticos extras. Quais as vantagens de acessá-lo?
Ana Ribeiro:
No início da pandemia, a DBD recebia de várias editoras a oferta de acesso temporário a conteúdos digitais. Além disso, nossa equipe de bibliotecários atuou e continua atuando na pesquisa e recuperação de muitos recursos eletrônicos interessantes e importantes, assim como passou a fazer pequenos guias e tutoriais. E surgiu a pergunta: por que não reunir e disponibilizar para a comunidade acadêmica todas essas informações extras em um só local? Assim foi criado o Portal Bibliotecas PUC-Rio na Quarentena com Você, que reúne bases de dados em avaliação, e-books de acesso livre, além de agenda de treinamentos e tutoriais, em vídeo ou guias rápidos, sobre o uso de vários recursos disponibilizados pela Biblioteca.

Como são os treinamentos ministrados pela equipe da Seção de Atendimento e Pesquisa (SAP) da Biblioteca?
Ana Ribeiro:
Os bibliotecários da SAP ministram os treinamentos sob demanda da comunidade PUC-Rio. Na maioria das vezes, são solicitados pelos professores para suas turmas, mas a equipe também atende alunos individualmente ou em pequenos grupos. De forma geral, apresenta o site e orienta sobre o uso dos serviços e fontes de pesquisas disponibilizadas pela DBD. Podem ser realizados em salas de aula, na Sala de Treinamento da própria Biblioteca ou pelo Zoom, como vem sendo feito desde a suspensão das aulas presenciais. Durante as apresentações, as turmas interagem com frequência, fazendo perguntas e tirando dúvidas.

A DBD oferece alguns conteúdos digitais para a comunidade acadêmica, como o Portal de Periódicos da Capes e a PressReader. Como eles funcionam?
Ana Ribeiro:
A Biblioteca disponibiliza vários conteúdos para pesquisa acadêmica da comunidade PUC-Rio, que podem ser consultados e recuperados, por uma única interface de busca denominada Pesquisa Integrada. Fora do campus, é necessário fazer uma configuração no navegador, para acessar os textos na íntegra. Destacamos o Portal da CAPES – com mais de 45 mil títulos de periódicos em texto completo, e-books e outros tipos de materiais. A PUC-Rio pode acessar a coleção completa. Além disso, são assinadas bases de dados com conteúdos extremamente relevantes, como a PressReader, base mundial de jornais e revistas, com títulos de mais de 120 países em mais de 60 idiomas e que conta com recurso de tradução em diversas línguas, inclusive o português. Na PressReader, você pode ler a edição do dia de jornais como a Folha de S. Paulo, o Estado de S. Paulo, Clarin, The Washington Post e muito mais, ou buscar a coleção retrospectiva de até 90 dias.