Entrevista

Entre muros e pontes

Por: Luanna Lino

Entre muros e pontes

Natalia Maroun, coordenadora de Financiamento Estudantil (FIES) e assessora de gabinete da Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários.

A Vice-Reitoria Comunitária, por meio do NASCE (Núcleo de Ação Social Comunitária e Extensão) desenvolveu o projeto Entre muros e pontes: potencializando processos socioeducativos através da relação Universidade-Escola em parceria com a Escola Municipal Luiz Delfino. O objetivo é promover a interação da Comunidade Universitária com a sociedade com diálogo, troca de conhecimentos, participação e contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social, em especial na área da educação. O projeto tem como foco contribuir para a promoção do ensino e da aprendizagem na Escola Luiz Delfino utilizando diversas atividades interdisciplinares, desenvolvidas pela PUC-Rio no âmbito pedagógico, para o desenvolvimento de potencialidades e a redução de desigualdades escolares, em especial no contexto de pós-pandemia. Andrea Paiva, assessora de gabinete da Vice-Reitoria para Assuntos Comunitários, e Natalia Maroun, coordenadora de Financiamento Estudantil (FIES), detalham como a iniciativa pode contribuir com o avanço da comunidade.

Como surgiu o projeto?
Natalia Maroun:
O projeto Entre Muros foi construído a partir das necessidades da Escola que foram sendo apresentadas à Universidade. A coordenadora da Escola Luiz Delfino, ex-aluna do curso de letras da PUC-Rio, procurou a Vice-Reitoria Comunitária em busca de parceria para enfrentar as dificuldades pedagógicas no âmbito escolar, sobretudo decorrentes da crise sanitária iniciada em 2020.
Andrea Paiva: Inicialmente, esse projeto de extensão pretende ampliar espaços e possibilidades para trabalhar as defasagens do ensino e da aprendizagem, proporcionando oficinas de leitura e escrita, e trabalhar também a perspectiva da dimensão socioemocional com oficinas semanais

De que forma o projeto pode beneficiar as pessoas da PUC-Rio que estão participando?
Natalia: O projeto visa a interação e o fortalecimento da relação Universidade-Escola através da interdisciplinaridade e, para isso, ele será desenvolvido por diferentes áreas do conhecimento. Vale ressaltar que a escola fica bem perto da Universidade, praticamente em frente à saída do Campus para a Rua Marquês de São Vicente, daí o título “entre muros e pontes”: os muros que separam também constroem pontes que unem.
Andrea: A extensão universitária dá aos alunos e professores a oportunidade de dialogar com realidades concretas ao nosso redor. Ter a oportunidade de se envolver em atividades como esta traz a possibilidade de qualificar ainda mais a formação acadêmica dos alunos da PUC-Rio, que é uma universidade católica e comunitária que visa promover esse contato com realidades diversas.

Existe um prazo de validade para o projeto ou é algo que a PUC-Rio busca manter?
Natalia:
O segundo semestre de 2022 será uma experiência de projeto piloto, mas a ideia é que ele seja cada vez mais aprimorado, dentro da perspectiva interdisciplinar, pela equipe, e que a interação Universidade-Escola se faça cada vez mais forte e presente na perspectiva da Extensão Universitária.
Andrea: Não existe um prazo, o projeto começa em agosto deste ano com grande expectativa e com a perspectiva de que pode se tornar um projeto de extensão continuada.

Qual a importância da extensão universitária e de promover esse diálogo entre a Universidade e a escola?
Natalia:
A integração entre Universidade e sociedade se faz presente, na medida em que esta busca promover o desenvolvimento de ações que atendam as demandas sociais das comunidades por meio da elaboração e execução de projetos de Extensão Universitária. A interdisciplinaridade é o ponto chave do projeto, na medida em que promove a formação cidadã e humanística visando potencializar ações que influenciam políticas de transformação social.
Andrea: O ensino através da extensão está extrapolando o espaço restrito da sala de aula e preparando cada vez mais os alunos, e tudo isso é muito importante para as novas demandas da educação, principalmente no pós-pandemia em que estamos vivendo.