Inscrições para a submissão de trabalhos para o Congresso Oikos vão até 1º de outubro

Por: Giovanna De Luca

Elaine Maria e Mariana Lins

Organizado por 17 instituições católicas brasileiras de Ensino Superior, o Congresso Oikos se aproxima. O seminário é uma reflexão acerca de quatro temas decorrentes do pontificado de Francisco – Educação, Economia, Ecologia e Ecumenismo – e o cerne dos encontros é instigar a comunidade acadêmica a pautar estratégias para garantir a dignidade humana dentro das temáticas levantadas pelo Papa Francisco. Um dos objetivos do congresso é incentivar a produção científica, e até 1º de outubro trabalhos acadêmicos que abordem um destes quatro pontos levantados pelo Pontífice podem ser enviados para a organização. Os encontros serão on-line nos dias 3, 4 e 5 de novembro. Representante da PUC-Rio, Elaine Maria, e a representante da PUC Paraná, Mariana Lins, dão detalhes sobre o Oikos. Para mais informações, clique aqui.

Como e quando surgiu o Oikos?
Mariana Lins:
Foi uma ideia que nasceu na PUC Paraná, mas que se tornou um projeto de outras 17 áreas da pastoralidade. A ideia surgiu no final de 2019, queríamos fazer um congresso focado no Ecumenismo. Com a postergação do projeto devido à pandemia em 2021, decidimos trabalhar não só o Ecumenismo, mas todos os eixos do pontificado de Francisco, incluindo Educação, Economia, Ecologia. Com objetivo de articular de forma mais ampla, tivemos a ideia de articular com as outras PUCs e com as instituições irmãs.

Por que vocês decidiram abordar para além do Ecumenismo?
Elaine Maria:
Ecumenismo sempre foi a busca de união entre as igrejas cristãs. Mas o Papa conseguiu mudar esta perspectiva, e, hoje, quando falamos sobre Ecumenismo, é sobre a integração de todas as pessoas de bem, sejam elas cristãs ou não. O que importa é se estas pessoas buscam dignidade humana para o próximo e se estão abertas para trabalhar pelo bem da casa comum. Ele deu um novo olhar para a Economia, Ecologia e Educação também, nada mais justo do que trabalhar as outras áreas.
Mariana Lins: O Papa Franciso é muito social ao olhar e trazer temas que dialogam com o planeta. Ele coloca a pessoa no centro, tanto na Educação, quanto na Economia,quanto na Ecologia e no Eucumenismo.

De que forma o catolicismo conversa com esses temas sociais?
Elaine Maria:
O catolicismo tem tudo a ver com todas as questões que afetam o ser humano. A Economia, Educação e Ecologia são pilares essencias para a dignidade da pessoa humana, por isso, o católico precisa estar nesse espaço de saber e de resolução que é o Oikos. O meio ambiente, por exemplo, é a casa comum de todos e, se não for um local que proporciona o bem-estar humano, é visto como uma problemática para o catolicismo.
Mariana Lins: A Igreja não é alienada de questões sociais, e o católico não pode ficar alienado ao que acontece. Esses temas são emergentes no mundo, e Franciso traz eles. Ser cristão é amar o ser humano em toda sua complexidade e fazer ele ter vida em toda sua abundância.

Qual o diferencial do Oikos para outros congressos já realizados antes?
Mariana Lins:
É o primeiro congresso pensado por tantas universidades ao mesmo tempo, feito a muitas mãos e com muitas identidades. Foi pensado para ser múltiplo e alcançar vários pontos do país. Além disso, ele é diferente porque propõe que a universidade olhe para todas essas temáticas que comumente são debatidas na sociedade civil. A ideia do Oikos é olhar e falar: “E nós como universidade qual é o nosso papel?” “E os estudantes que estão se formando, qual o papel dessas pessoas?”.

Mas afinal, qual o papel da universidade frente aos eixos do pontificado?
Mariana Lins:
Não existe palavra melhor do que diálogo, quando falamos sobre Franciso é sobre diálogo. No Instrumento Labóricos, documento que dá o Norte para entender o pacto, ele fala que um dos princípios para revolucionar é termos o pensamento da juventude que o mundo pode mudar. E aí, cadê os jovens?Na universidade.Vamos atrás deles.
Elaine Maria: Em tempos como os atuais, é necessário pensar em uma saída que realmente saia da caixa. Papa Franciso fala: “Jovens, levantem-se do sofá e pensem em coisas diferentes, claro, sem esquecer das raízes”. O papel da universidade é fomentar estes jovens.

De que forma o Oikos vai incentivar a produção cientifica dos jovens?
Elaine Maria:
Estão abertas oportunidades para que qualquer pessoa submeta trabalhos com temas que fazem parte do pontificado. Além de trabalhos acadêmicos, relatos de experiência ou projetos de extensão também podem ser escalados. No final do congresso, todos os trabalhos que tiverem o aval do comitê para adentrar no congresso serão publicados. Estudantes, professores e funcionários terão uma troca muito valiosa de saber. Incluir pessoas a esse movimento é uma resposta ao chamado que o Papa Francisco fez sobre o pacto educativo global – ele está convocando pessoas para pensarem acerca da educação. As inscrições para submeter o trabalho se encerram no dia 1º de outubro, no site tem todas as informações. Além disso, alunos que assistirem às palestras ou submeterem trabalhos ganham certificado de horas complementares.