Instituto Gênesis de portas abertas para a inovação

Por: Carolina Smolentzo

Instituto Gênesis de portas abertas para a inovação

Clarice Martuscello, Coordenadora da Incubadora do Instituto Gênesis. (Foto: acervo pessoal)

Prestes a completar 25 anos, o Instituto Gênesis é uma das maiores e mais antigas incubadoras do Brasil e da América Latina. Hoje, este centro de inovação e empreendedorismo da PUC-Rio abriga 24 startups e atua nas áreas de cultura empreendedora, apoio a empresas e desenvolvimento local. A cada mês, o Instituto organiza o encontro Gênesis de Portas Abertas para apresentar os detalhes do processo de incubação e do edital. Segundo a coordenadora da incubadora, Clarice Martuscello, o bate-papo é importante e está sempre aberto a toda comunidade PUC-Rio que, além de conhecer a incubadora, pode ter acesso às startups do Instituto. O Gênesis de Portas Abertas será no dia 11 de maio, às 13h30, de forma remota. As inscrições podem ser feitas neste link.

Há quanto tempo existe o Gênesis de Portas Abertas e qual o objetivo?
Clarice Martuscello:
O Gênesis de Portas Abertas existe há três ou quatro anos. Nós paramos na pandemia porque estávamos com o edital fechado, mas voltamos a fazer o encontro em fevereiro. Ele é mensal e, agora, virtual. O objetivo é apresentar a incubadora para os interessados. Muitas pessoas já ouviram falar no Gênesis, mas não sabem exatamente como funciona. Os nossos serviços, de uma maneira geral, geram muitas dúvidas. Uma parte do Gênesis de Portas Abertas é para falar do edital de novas empresas, mas também é para pessoas que têm curiosidade sobre o ecossistema de inovação da PUC.

Qual o público-alvo deste encontro?
Clarice:
É muito variado. Há pessoas que têm interesse em empreendedorismo para estudos, sobre o ambiente inovador no Brasil e no Rio de Janeiro. Outras pessoas têm uma ideia, não sabem como começar, e querem entender como funciona a incubadora. Algumas têm uma startup e querem crescer, potencializar aquele negócio, e entender como funciona a incubadora. Outras já sabem que querem incubar no Gênesis e vão tirar dúvidas práticas. É uma atividade super importante para nós, por isso colocamos na modalidade virtual. Eu não gravo e não disponibilizo depois, porque quero ter o contato com o público, conhecer as pessoas e saber quais são as dores e as dúvidas delas. Para participar, tem que assistir. A duração é de uma hora, mas entendemos que é importante porque o nosso serviço é individualizado e muito amplo, e nem sempre ele é tangível. Vale não só para os empreendedores do Brasil todo, mas também para comunidade PUC, aos alunos que têm interesse na incubadora e em empreendedorismo.

Como funciona o processo da incubação?
Clarice:
Nós trabalhamos hoje com três grandes estágios. A pré-incubação, que chamamos de germinação, na qual ajudamos o empreendedor a tirar uma ideia do papel. Temos a incubação propriamente dita, quando ajudamos uma startup ou um negócio que já está no mercado a crescer. Temos ainda a pós-incubação, que é um serviço oferecido para quem passou pelo estágio de incubação. Se a empresa passou pela incubação do Gênesis e se graduou, ela sai com um selo de Startup Gênesis. As empresas graduadas podem continuar vinculadas ao nosso ecossistema por meio da pós-incubação. Para os estágios da incubação e da pré-incubação, temos um edital mensal, e os interessados se inscrevem no nosso portal. Eles passam por uma entrevista de análise de perfil empreendedor e por uma banca avaliadora que tem convidados externos e da comunidade, e os aprovados podem ingressar na incubadora. Os nossos serviços são pagos e não existe obrigatoriedade de haver algum vínculo com a Universidade.

De que forma os empreendimentos se comunicam com o Instituto?
Clarice:
Na prática, temos uma metodologia de acompanhamento empresarial, que se traduz em um corpo de consultores e a própria equipe do Gênesis que vai acompanhar a empresa. Vamos ajudar o empreendedor a crescer ou a tirar algo do papel por consultoria e do nosso acompanhamento. Não somos donos dos negócios que estão aqui dentro, mas temos um conhecimento que compartilhamos com eles, e eles fazem parte de uma rede de empreendedores que é muito boa. Às vezes, quando você está empreendendo, a caminhada é muito solitária. Estar dentro da incubadora contribui para que as tomadas de decisões que os empreendedores precisam ter sejam feitas com mais propriedade, mais baseadas em certezas do que em dúvidas.

Qual é a importância do Gênesis para a Universidade e como ele contribui para a sociedade?
Clarice:
A PUC-Rio já ganhou alguns prêmios como Universidade Empreendedora por conta do trabalho do Gênesis. Temos uma história de trazer o empreendedorismo para dentro da Universidade, para dialogar com o mercado. Hoje, o aluno da PUC-Rio tem proximidade com startups, mais facilidade de conseguir um estágio, e palestras do Gênesis sobre mercado de trabalho, inovação e empreendedorismo. Trazemos sempre conhecimento ligado a essa área, e isto é sempre aberto à comunidade PUC. Fazemos também uma ponte com o conhecimento da Universidade. As incubadoras, de uma maneira geral, são suporte para inovação, que só existe se cair no mercado. Levar esse conhecimento para o mercado e criar algo novo é muito interessante e nos faz crescer como sociedade. Vemos como os países investem muito nas suas redes empreendedoras e nas suas incubadoras, porque elas são a base para gerar inovação. Quanto mais a sociedade e o governo investem, e mais instituições dão suporte para que a criatividade se transforme em inovação, mais ganhamos como país.