Integração entre meio acadêmico e profissional

Rafael Bispo, Vinny Dantas e Fernanda Antunes

Desde 2008, o Capítulo Estudantil da Sociedade de Engenheiros do Petróleo PUC-Rio organiza a Semana de Petróleo, o IV PetroPUC – Desafios do Pré-Sal, de 20 a 24 de agosto. A intenção é obter uma maior divulgação científica e tecnológica na área de engenharia de petróleo e promover intercâmbio entre a indústria de óleo e gás e a comunidade acadêmica de diferentes universi dades. Haverá minicursos, palestras técnicas, mesa-redonda e estande de currículos. Para participar das palestras, que contarão como atividade complementar, os interessados deverão levar 2 kg de alimento não perecível. Fernanda Antunes, Vini Dantas e Rafael Bispo, integrantes do Capítulo Estudantil SPE PUC-Rio explicaram melhor como será a semana.

Qual a proposta da IV Petro PUC?

Fernanda Antunes: Tivemos a ideia de realizar o PetroPUC através de um evento organizado pela SPE nos EUA, já que lá a interação entre o aluno e a empresa é muito grande, tanto que as empresas vão até as universidades recrutar os alunos. Como isso aqui no Brasil não é muito comum, tentamos implantar essa ideia aqui, de organizar um evento voltado totalmente para o Petróleo. A ideia inicial era fazer uma única semana do petróleo para todos os Capítulos Estudantis, mas o evento foi ficando muito cheio e decidimos que cada universidade organizaria a própria semana.

Vinny Dantas: A semana é o nosso maior evento. Nela haverá palestras técnicas, palestras sobre recrutamento, estandes de empresas de petróleo. A gente recebe e-mails de pessoas de diferentes cursos que têm interesse na área e querem participar.

O que o Capítulo Estudantil espera alcançar com o evento?

Fernanda: Pretendemos envolver tanto engenheiros de petróleo como qualquer aluno que tenha interesse pela área. O principal objetivo é fazer o network, a interação do aluno com a universidade e com a empresa. É a migração entre o meio acadêmico e o meio profissional.

Como será a programação?

Vinny: Serão 18 palestras à tarde e, para assistir, basta doar 2kg de alimento não perecível. Pela manhã haverá minicursos, com assuntos mais aprofundados. Cada empresa conveniada cede o profissional que ministrará as palestras e os minicursos.