Internacionalização de empresas
20 de setembro de 2013 as 06:30
Marco do mês de setembro, quando se comemora o Dia do Administrador, o Departamento de Administração promove, de terça, 17, a quinta-feira, 19, no Auditório do Rio Datacentro (RDC), a 28ª Semana de Administração. O tema escolhido para esta edição foi Internacionalização de Empresas. Ao longo de três dias, representantes de organizações como a Vale, a Unilever e a L’Oreal, por exemplo, apresentarão palestras pertinentes à internacionalização. A Coordenadora Adjunta do Curso de Graduação de Administração, Léa Mara Benatti, contou ao PUC Urgente quais novidades aguardam os alunos de graduação e pós-graduação em Administração.
Em que consiste a Semana de Administração?
Léa Mara Benatti: A Semana de Administração é uma tentativa de integrar alunos de graduação e de pós-graduação com as empresas, trazendo-as para um contato com esses alunos de forma que eles possam sanar dúvidas, entender o comportamento dessas organizações, descobrir as metas e saber qual o melhor lugar para estagiar ou trabalhar. Já estamos na 28ª edição e sempre com essa preocupação de facilitar esse relacionamento.
Quais as novidades que o Departamento de Administração vai trazer para o evento?
Léa Mara: Este evento já faz parte do nosso programa, do mês do administrador, em setembro. Em termos de novidade, buscamos, a cada ano, trazer empresas e assuntos diferentes. Existem empresas que nunca se apresentaram aqui e que vão fazer isso pela primeira vez. Queremos que os alunos aproveitem a oportunidade para cumprirem as atividades complementares. A novidade mesmo se desenvolve em torno do tema, que tentamos fazer diferente a cada ano.
Qual a razão da escolha do tema Internacionalização de Empresas?
Léa Mara: É este o momento atual. É uma estratégia que as empresas buscam para fazer frente às outras organizações. É uma oportunidade para tornar as atividades mais abrangentes e aumentar a lucratividade. O foco são empresas tanto internacionais quanto nacionais. Consideramos o momento oportuno por causa da diversidade de culturas, políticas e legislação. É um assunto complexo. Mesmo em momento de crise, que é esse que estamos vivendo, as empresas têm buscado essa inserção no mercado.
Quais as expectativas ou metas para esta 28ª edição?
Léa Mara: Nossa expectativa é a mesma de todos os anos: que os alunos aproveitem o máximo possível, que eles estabeleçam o máximo de contato possível com essas empresas e que seja uma experiência proveitosa para eles, independentemente de atividades complementares ou não. Deve ser algo proveitoso para a vida profissional.